Free range chickens on a traditional poultry farm.

Senciência animal - Frangos

Blog

Por

Descubra alguns fatos sobre os frangos que reforçam sua capacidade de sentir emoções como medo e felicidade.

Antes de começarmos a falar sobre os maravilhosos frangos, vamos diferenciar os conceitos de senciência e consciência? 

Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.

Já a consciência se relaciona com as maneiras que os animais recebem informações por meio de seus sentidos, como eles as processam, retêm e decidem agir sobre elas. Ou seja, a consciência é sobre como os animais pensam.

Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que os frangos são sim capazes de sentir.

Enriquecimento ambiental é positivo para os animais

Frangos de corte mantidos em galpões mais complexos ambientalmente (com enriquecimento ambiental) têm uma visão mais otimista e um humor mais positivo em comparação com aqueles que são mantidos em galpões de baixa complexidade.¹ Além disso, frangos de corte que são mantidos em ambientes enriquecidos são menos medrosos e se envolvem em brincadeiras de uma maneira mais positiva

Fast food giants are failing chickens

Sofrimento visível desde pequenos

Quando os pintinhos estão estressados, a temperatura dos olhos diminui - juntamente com a taxa de piscar -, enquanto as temperaturas da cabeça e da área do bico aumentam. Estes são sinais de uma preparação do corpo para lutar ou fugir, mas também é uma maneira útil para nós, humanos, entendermos como eles estão se sentindo.³

As condições altamente industrializadas dos incubatórios em sistemas intensivos resultam em pintinhos pessimistas e de baixo humor por pelo menos 10 semanas após a eclosão.⁴

É preciso respeitar seu desenvolvimento natural

Frangos que têm o crescimento acelerado são mais medrosos, demonstram um comportamento menos exploratório e brincam menos em comparação com frangos de crescimento mais lento.⁵

Fast food giants are failing chickens

Junte-se a nós para mudar a vida dos frangos

40 bilhões de frangos vivem em sistemas industriais intensivos, em ambientes sem luz natural ou ar fresco. 

Nos sistemas industriais intensivos, os frangos são selecionados geneticamente para crescer de forma muito rápida e não natural. Devido ao seu tamanho e à velocidade de crescimento, eles enfrentam um sofrimento terrível, como:

  • Problemas locomotores muito dolorosos;
  • Corações e pulmões sobrecarregados;
  • Feridas, incluindo lesões de pele e nos pés;
  • Episódios de morte súbita.

Estamos lutando para mudar essa realidade. E precisamos do seu apoio para conseguir isso.

Assine nossa newsletter e fique por dentro sobre como você pode ajudar a melhorar a vida dos animais.

Referências

1. Anderson, M.G., et ai. (2021). A complexidade ambiental impacta positivamente os estados afetivos de frangos de corte. Relatórios científicos, 11(1), 1-9.

2. Baxter, M., et ai. (2019). Comportamento lúdico, respostas de medo e níveis de atividade em frangos de corte comerciais fornecidos com enriquecimentos ambientais preferidos. Animal, 13(1), 171-179.

3. Pijpers, N., et ai. (2022). Entendendo as emoções dos pintinhos: o piscar dos olhos e a temperatura facial são indicadores confiáveis?. bioRxiv.

4. Hedlund, L., et ai. (2021). Estresse durante o processamento do incubatório comercial induz viés de julgamento cognitivo negativo de longa data em frangos. Animais, 11(4), 1083.

5. Rayner, A.C., et ai. (2020). Frangos de corte de crescimento lento são mais saudáveis e expressam mais indicadores comportamentais de bem-estar positivo. Relatórios científicos, 10(1), 1-14.