Grades do recinto onde Mundi, uma elefanta resgatada, viverá. Ela está atrás das grades - em uma área verde e vasta -, que consta uma placa que diz "Bem-vinda ao seu novo lar, Mundi".

Após 35 anos em isolamento, Mundi é transferida para um refúgio de elefantes na Geórgia, nos EUA

Proteção Animal Mundial, em parceria com a Elephant Aid International, realoca a animal de um zoológico de Porto Rico para seu novo lar

São Paulo, 16 de maio de 2023 - A Proteção Animal Mundial, organização não governamental que trabalha em prol do bem-estar animal há mais de 70 anos, atua nesta sexta-feira, 12 de maio, no transporte seguro de uma elefanta da savana africana (de 41 anos) para o santuário Elephant Refuge North America (ERNA) em Attapulgus, Geórgia, EUA. Mundi foi resgatada do Zoológico Mayaguez, em Porto Rico, que foi obrigado a fechar devido a inúmeras falhas no cumprimento dos padrões de bem-estar animal. Depois de passar quase 35 anos em isolamento, cruelmente treinada e explorada para entretenimento, agora a animal passará o resto de sua vida no refúgio administrado pela Elephant Aid International (EAI).

"Estamos entusiasmados que Mundi veio morar no Elephant Refuge North America e somos gratos à Proteção Animal Mundial por se juntar a nós em seu resgate. Mundi sofreu em cativeiro a vida inteira, e estamos ansiosos para cuidar dela e dar-lhe a vida que ela merece”, afirma Carol Buckley, fundadora, presidente e CEO da Elephant Aid International.

Nascida no Zimbábue em 1982, Mundi foi trazida para os EUA pelo milionário Arthur Jones, depois de ficar órfã após um abate em massa organizado pelo governo. A elefanta, ao lado de outros 62 animais da espécie, foi levada para a propriedade de Jones em Jumbolair, na Flórida, onde viveu por dois anos. Depois, foi doada ao zoológico de Mayaguez, após ser explorada em um circo. Por enfrentar inúmeras irregularidades em relação aos maus-tratos animais, o zoológico perdeu a licença concedida pelo Departamento de Agricultura dos EUA em 2018.

Mundi, uma elefanta savana africana, no santuário ERNA, na Geórgia.

Mundi no santuário ERNA, na Geórgia.

A Proteção Animal Mundial e a EAI se uniram às autoridades locais e parceiros para o resgate, todos focados em garantir o transporte seguro da elefanta de 3.600 kg, que é conhecida por sua calma e curiosidade.

A operação apoiada e monitorada pela Proteção Animal Mundial foi longa e desafiadora, começando no início da manhã com uma viagem de 30 minutos do zoológico para o aeroporto Em seguida, a elefanta foi transferida para um avião 747 fretado, indo de Porto Rico para Jacksonville, Flórida, e em seguida transportada de caminhão para a Geórgia. O procedimento ocorreu sem intercorrências e a partir de agora todos os cuidados para que ela se adapte ao novo ambiente serão tomados. Apenas após a reabilitação que Mundi conhecerá os outros dois elefantes que residem no local. O resgate faz parte de uma operação extensa do Wild Animal Sanctuary, que visa a reacomodação de todos os animais dos zoológicos de Mayaguez em santuários.

"Na Proteção Animal Mundial trabalhamos com base na senciência animal, sabemos que os animais têm sentimentos complexos e podem sofrer profundamente quando expostos a situações de confinamento como a que Mundi foi exposta. Por 35 anos, ela morava sozinha em um pequeno recinto com acesso apenas a um abrigo interno escuro. Isso não é vida para nenhum animal. Estamos muito felizes em poder apoiar o resgate e proporcionar uma vida de liberdade e cuidados adequados a ela”, declara Roberto Vieto, Animal Welfare Advisor da Proteção Animal Mundial.

A Proteção Animal Mundial trabalha pelo fim da exploração de animais silvestres para o entretenimento. Centenas de milhares de animais selvagens são atualmente forçados a entrar em cativeiro por causa da indústria global do turismo. Animais como Mundi vivem a vida inteira longe de seus habitats naturais, submetidos a maus-tratos diários e obrigados a se apresentar. É por isso que temos de fazer desta a última geração de animais silvestres que sofrem para obter lucro.