ONGs comemoram a Semana Mundial dos Animais

Durante a Semana Mundial dos Animais a WSPA preparou um painel de 10m x 3m que está exposto no Congresso Nacional.

A WSPA e ONGs de proteção animal celebram a data com atividades diversas em prol dos animais e unem forças contra a aprovação do PL 4548/1998.

Desde 1931 são realizadas ações e campanhas no mundo todo para celebrar a Semana Mundial dos Animais, que acontece na semana do dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais. Este ano, diversas ONGs de proteção animal afiliadas à WSPA irão promover atividades comemorativas para a data, com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares e da população em geral para os Projetos de Lei federais relacionados aos animais que estão atualmente tramitando no Congresso Nacional.

Além disso, atividades como “cãominhadas”, benção aos animais, feiras de adoção e várias outras ações acontecerão em todo o país. Conheça a programação geral das atividades. >>

Semana Mundial dos Animais em Brasília

Luigi Baricelli já assinou a Declaração Universal de Bem-Estar Animal. Assine você também!

Luigi Baricelli já assinou a Declaração Universal de Bem-Estar Animal. Assine você também!

© Marcos Pinto

Para concentrar ainda mais os esforços, de 5 a 9 de outubro a WSPA promoverá uma exposição no Anexo 2 do Hall da Taquigrafia, em Brasília, com o objetivo de conscientizar políticos e cidadãos sobre Projetos de Lei e sobre a Declaração Universal de Bem-Estar Animal.

Veja o arquivo Veja o folder explicativo sobre os Projetos de Lei. >>

Na terça-feira (06/10), às 14h, a equipe da WSP. A e o coordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), estarão à disposição do público e dos jornalistas no local da exposição para prestar esclarecimentos sobre esses Projetos de Lei. Três deles são benéficos aos animais e devem ser aprovados, ao passo que um deles não deve ser sancionado de forma alguma, conforme abaixo:

Projetos de Lei - Bem-Estar Animal

ü PLC 4/2005

Estabelece regras para o controle populacional de cães e gatos, como vacinação sistemática, captura e esterilização da população de cães e gatos nas ruas, assim como a educação para a posse responsável. Autor: deputado federal Affonso Camargo (PSDB-PR)

ü PL 7291/2006

Na forma de seu Substitutivo, estabelece a proibição federal do uso de animais em espetáculos circenses. Apoiado pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, por representantes do Ibama e do Ministério Público do DF e Territórios e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Autor: deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS).

ü PL 215/2007

Ele institui o Código Federal de Bem-Estar Animal a fim de estabelecer diretrizes e normas para a garantia dos princípios de bem-estar animal nas atividades de controle populacional e de zoonoses, experimentação científica e produção animal. O Código iria prevenir, reduzir e eliminar as causas de sofrimento físico e mental dos animais envolvidos nessas atividades. Autor: deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP)

 PL 4548/1998

Descriminaliza os maus-tratos contra os animais domésticos e domesticados. Ele visa retirar do Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais essa classe de animais, o que representa um grande retrocesso legislativo e fere a Constituição Federal, que protege os animais independentemente de sua espécie. Autor: deputado José Thomaz Nonô. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se posicionou contra esse PL, afirmado que “A Lei de Crimes Ambientais não se opõe às manifestações culturais e esportivas. Ela apenas não permite que essas práticas coloquem a fauna em risco, submetam os animais à crueldade ou provoquem a extinção de espécies”.

Manisfeste-se contra fazendo uma simples ação online. >> 
 

Educação Humanitária em Bem-Estar Animal

Na Semana Mundial dos Animais, as Secretarias de Educação dos municípios de Parintins, Faro, Nhamundá e Terra Santa vão realizar uma série de eventos parcialmente patrocinados pelo Projeto Arca Amazônica, que acontece no baixo Amazonas desde 2003 e promove o ensino da educação humanitária na região. Nesse período, alunos e professores estarão engajados em atividades como cãominhada, concurso de redação e desenho, paródia, peça teatral, peça com fantoches, apresentações livres, Noite Cultural na praça principal, desfile com carroceiros e muito mais.

A Escola da Natureza, em Brasília, também está organizando atividades culturais e ecopedagógicas para sexta-feira, dia 09/10. Irão participar 500 alunos da rede pública de ensino, professores e instituições integrantes do programa Escola é o Bicho – Respeito a Todas as Formas de Vida. As atividades irão acontecer de 8h30 às 11h30 na sede da Escola da Natureza.

blog comments powered by Disqus

UN FSRB

World Animal Protection – Brasil
Av. Paulista 453, conj. 32-34 CEP: 01311-000, São Paulo (SP) - Brasil
Telefone: +55 (11) 2344-3777. Email: info@worldanimalprotection.org.br