Prêmio Cidade Amiga dos Animais

Perguntas frequentes

1. O que é o prêmio “Cidade Amiga dos Animais - Melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos”?

2. Quais municípios podem se inscrever?

3. Quem pode realizar a inscrição?

4. Como posso inscrever minha cidade?

5. Qual o prazo de inscrição?

6. Posso inscrever minha cidade mais de uma vez?

7. O que acontece se eu não tiver toda a informação necessária no momento da inscrição?

8. Quais são os prêmios entregues aos vencedores?

9. Como as estratégias enviadas serão avaliadas?

10. Como saberei se minha cidade foi premiada?

11. Quem poderá receber os prêmios?

12. Se meu município for o vencedor do 1º lugar e eu não puder viajar para o Quênia, posso indicar outro gestor para essa viagem?

13. Como o livro digital (e-book) será publicado?

14. Como posso entrar em contato com os organizadores do prêmio?

 

 

1. O que é o prêmio “Cidade Amiga dos Animais - Melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos”?

O prêmio “Cidade Amiga dos Animais - Melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos” visa identificar e reconhecer as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com as populações de cães e gatos de forma humanitária e sustentável.

Essa premiação é parte do programa “Animais em comunidades” da Proteção Animal Mundial e conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).

Voltar

 

 

2. Quais municípios podem se inscrever?

Podem concorrer ao prêmio qualquer município da América Latina que tenha programas de manejo de populações de cães e gatos implementados há, pelo menos, 6 meses.

Também é necessário que a cidade já possua uma legislação ou política pública sobre o tema e um departamento (órgão, secretaria, coordenadoria ou comitê gestor) oficialmente designado para gerenciar o serviço municipal de manejo de populações de animais domésticos.

Voltar

 

 

3. Quem pode realizar a inscrição?

Para inscrever sua cidade, é necessário que você seja o(a) gestor(a) ou funcionário(a) do departamento responsável pelo programa de manejo de populações de cães e gatos de seu município.

Voltar

 

 

4. Onde posso inscrever minha cidade?

A inscrição deverá ser realizada somente por meio de um formulário digital,  disponível no seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/r/premio-cidade-amiga

Voltar

 

 

5. Qual o prazo de inscrição?

As inscrições estão abertas do dia 29 de abril de 2019 até às 23h00 do dia 17 de junho de 2019 (horário de Brasília).

Voltar

 

 

6. Minha cidade pode se inscrever mais de uma vez?

Não. O(a) gestor(a) ou funcionário(a) do departamento responsável pelo programa de manejo de cães e gatos só poderá inscrever sua cidade apenas uma vez, por meio do formulário digital.

Voltar

 

 

7. O que acontece se eu não tiver toda a informação necessária no momento da inscrição?

Os candidatos deverão preencher o formulário digital disponível no link https://pt.surveymonkey.com/r/premio-cidade-amiga durante o período de inscrição, que vai de 29 de abril até o dia 10 de junho de 2019.

Esse questionário online permite que o participante modifique suas respostas depois desde que não finalize a resposta que deseja modificar nem envie o formulário. Para isso, é necessário que a página do formulário seja acessada a partir do mesmo dispositivo/computador. Mas, lembre-se: se for modificar ou adicionar mais informações depois, isso só será possível durante o período de inscrição, que se encerra em 10 de junho. Respostas finalizadas e formulários enviados não poderão ser modificados posteriormente.

Para evitar problemas técnicos ou imprevistos, recomendamos que o candidato responda a todas a perguntas em um arquivo Word e depois as insira no formulário (copie e cole).

Baixe aqui o documento Word com as perguntas.

Não serão aceitos formulários preenchidos em formato Word e enviados por e-mail. O único questionário válido para inscrição é o digital, preenchido pelo link indicado acima.

Voltar

 

 

8. Quais são os prêmios entregues aos vencedores?

O(A) responsável pela iniciativa vencedora (1º lugar) ganhará uma viagem internacional para participar da 3ª Conferência em Manejo de Populações de Cães – ICAM (3rd International Conference on Dog Population Management - ICAM), que acontecerá em Mombasa, no Quênia, de 18 a 20 de setembro de 2019.

As dez melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos serão publicadas em um livro digital (e-book) intitulado  "As melhores estratégias de manejo de cães e gatos da América Latina", que será distribuído gratuitamente nas plataformas digitais, nas línguas portuguesa e espanhola, em toda a América Latina.

As cidades vencedoras dos 1º, 2º e 3º lugares receberão uma placa de reconhecimento “Cidade Amiga dos Animais”.

Voltar

 

 

9. Como as estratégias serão avaliadas?

As respostas serão enviadas de forma anônima (sem nenhuma identificação) para a avaliação de dois juízes (um membro da Proteção Animal Mundial e um outro, membro de uma das organizações apoiadoras).

A pontuação final será o resultado da soma da pontuação de cada questão, a pontuação dos comentários adicionais e as evidências inseridas na questão 42.

Se houver empate na pontuação final, a Proteção Animal Mundial escolherá um terceiro juiz entre os juízes colaboradores, que será responsável pelo desempate. O desempate será feito com base na avaliação da questão 41, que permite ao governo local explicar por qual motivo seu município pode ser considerado uma "cidade amiga dos animais", assim como a qualidade das evidências enviadas.

Cada questão se refere a elementos de um programa de manejo de população de cães e tem uma pontuação máxima de 15 pontos.

Alguns desses elementos podem variar em sua implementação. Por exemplo, o controle da reprodução de fêmeas pode ser feito por meio de campanhas de esterilização com cirurgia ou uso de contraceptivos. Uma vez que se procura controlar de forma segura, efetiva e permanente a reprodução da população de cães e gatos, a opção de cirurgia tem pontuação maior do que o uso de contraceptivos.

Algumas perguntas permitem selecionar mais de uma resposta e, nesses casos, a pontuação é cumulativa (os pontos de cada item vão se somando). Por exemplo, um governo local que tenha programas educacionais de guarda responsável em escolas e comunidades mais pontos do que um que tenha programas apenas nas comunidades.

A maioria das perguntas tem caixas de comentários ao final. Recomenda-se que o candidato comente e justifique sua resposta, que uma pontuação adicional será dada pela qualidade dessa resposta. A pontuação máxima para comentários é de 10 pontos, que serão julgados com base na eficácia, no aspecto humanitário, na sustentabilidade e na inovação da estratégia.

Quando forem solicitadas evidências, o candidato deverá inserir as informações no campo para comentários (abaixo de cada questão). Fotos, documentos, legislações, links de notícias, podcasts etc.) devem ser disponibilizadas para download em um serviço de hospedagem em nuvem (Google Drive, Dropbox ou semelhante). Informe o link para o download desses materiais na Pergunta 42 do formulário. Não disponibilize mais 25 fotos e/ou vídeos nesse link.

A pontuação máxima dada à questão 42 é de 30 pontos. Essa questão também será julgada com base em quão efetivas, humanitárias, sustentáveis ​​e inovadoras são as evidências, assim como a qualidade das fotos, que serão utilizadas para a publicação do livro digital caso o governo local seja selecionado como um dos 10 melhores.

Voltar

 

 

10. Como saberei se minha cidade foi premiada?

O resultado final será publicado em 25 de julho de 2019 no site da Proteção Animal Mundial Brasil e América Latina, nos endereços abaixo:

www.protecaoanimalmundial.org,br/cidade-amiga

www.worldanimalprotection.cr/ciudad-amiga

Voltar

 

 

11. Quem poderá receber os prêmios?

Somente os responsáveis pela inscrição do município poderão receber os prêmios. Em casos especiais, estes poderão indicar um representante para receber os prêmios, desde que a pessoa indicada trabalhe na mesma secretaria/órgão e tenha sido mencionada no formulário de inscrição na Pergunta 11.

Voltar

 

 

12. Se meu município for o vencedor do 1º lugar e eu não puder viajar para o Quênia, posso indicar outro gestor para essa viagem?

O gestor que não puder fazer a viagem internacional poderá indicar um representante para receber os prêmios, desde que esta pessoa trabalhe na mesma secretaria/órgão e tenha sido mencionada no formulário de inscrição na Pergunta 11.

Voltar

 

 

 

13. Como o livro digital (e-book) será publicado? 

As dez melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos serão compiladas em uma publicação digital (e-book) intitulado “As melhores estratégias de manejo humanitário e sustentável população de cães e gatos da América Latina”. Ele será produzido e distribuído gratuitamente nas plataformas digitais da Proteção Animal Mundial, nos idiomas Português e Espanhol, nos países da América Latina.

Somente serão publicados no livro as informações, imagens e outros materiais após autorização pelo candidato. A autorização deve ser feita no momento da inscrição.

Voltar

 

 

 

14. Como posso entrar em contato com os organizadores do prêmio? 

O contato com os organizadores pode ser feito exclusivamente pelo e-mail premio@worldanimalprotection.org

Voltar