Caged pig

Mude a vida dos porcos

A granjas de suínos, da mesma forma das de frangos, estão cada vez mais industrializadas e intensivas para alimentar a crescente demanda global por carne barata.

No caso dos suínos, a intensificação da produção reduziu muito o espaço dos animais e tornou o ambiente extremamente pobre, sem nenhum recurso para que o animal se distraia. Para evitar problemas comportamentais e brigas, mutilações também são constantemente usadas. Portanto, os principais problemas observados em criações de suínos são:

 

  • Gaiolas de gestação
  • Gaiolas de maternidade
  • Falta de enriquecimento ambiental
  • Mutilações dolorosas e sem anestesia e analgesia: castração cirúrgica, corte de cauda (rabo), corte de dente e a marcação por mossa (cortes na orelha do animal para identificação)
  • Altas densidades na criação fora de gaiola


Criação em gaiolas

As gestação e maternidade em gaiolas são cruéis para os suínos. As porcas não podem nem ao menos dar uma volta ao redor do corpo e isso causa machucados e dores, além da frustração de não poder fuçar o chão ou interagir com outros animais.

 

Ambiente pobre e desolador

A maioria das criações não tem nada disponível ao animal além do comedouro e bebedouro. O suíno é a espécie mais inteligente das criadas atualmente, por isso a falta de recursos no ambiente é ainda mais devastadora para eles.

 

Mutilações

Todas as mutilações utilizadas são para reduzir problemas relacionados a falta de espaço, problemas de manejo e falta de enriquecimento ambiental. Como uma medida paliativa, os animais são mutilados, no caso das caudas (rabos) e dentes. A castração cirúrgica também é cruel, principalmente quando é feita sem anestesia e analgesia.

 

Entenda como os porcos são criados no Brasil:

As mudanças que queremos

  • Fim da gestação em gaiolas e transição para gestação coletiva em ambiente enriquecido até  2028
  • Introdução de materiais manipuláveis para que todos os animais possam expressar seus comportamentos naturais (enriquecimento ambiental) até 2028
  • Fim das mutilações em leitões (castração, mossa, corte de dente e cauda) até 2028
  • Fim das gaiolas de parição e transição para a maternidade livre de gaiolas (em baia) até 2035


Como as grandes redes varejistas estão se comprometendo com o bem-estar dos porcos no Brasil

A pig infographic

Mude a vida dos porcos

A granjas de suínos, estão cada vez mais industrializadas e intensivas para alimentar a crescente demanda global por carne barata.