Autoridade local põe fim na indústria turística de bílis de urso no Vietnã

Autoridade local põe fim na indústria turística de bílis de urso no Vietnã

Notícias

Mais de 80 ursos mantidos em cativeiro na turística Baía de Ha Long, no Vietnã, estão a um passo de se libertarem.

Mais de 80 ursos mantidos em cativeiro na turística Baía de Ha Long, no Vietnã, estão a um passo de se libertarem da indústria ilegal de bílis de urso.

Durante os últimos seis anos, nossos parceiros locais da Education for Nature Vietnam (ENV) têm trabalhado para expor uma das faces mais cruéis do turismo: a exploração de ursos pela sua bílis num dos destinos de viagem mais populares do Vietnã. 

No final de 2013, com o nosso apoio e após intensa vigilância e monitoramento, a ENV conseguiu reunir evidências concretas de que a indústria turística de bílis estava sendo mantida na Baía de Ha Long, apesar da extração e do comércio de bílis de urso ser ilegal na região. 

As evidências que reunimos fizeram com que a autoridade local, o Comitê Popular Quang Ninh, colocasse um fim definitivo da indústria turística de bílis de urso na região.

Força-tarefa

Uma força-tarefa foi organizada pelo Comitê Popular Quang Ninh com participação da ENV, do Departamento de Proteção Florestal, da Polícia Ambiental e do governo local. O objetivo era fazer com que turistas não visitassem estabelecimentos ligados ao comércio de bílis e, principalmente, proteger os ursos que vinham sendo explorados. 

Os dois estabelecimentos que ainda vendiam bílis de urso na região estão agora permanentemente fechados e não receberam qualquer cliente nos últimos quatro meses – um sinal de que essa indústria cruel e desnecessária está perdendo força. 

Um monitoramento contínuo irá garantir que o comércio de bílis de urso não migre para outros centros turísticos e que essa atividade ilegal não seja retomada.

Conscientização

Luke Nicholson, nosso gerente de projeto de Ursos na Natureza, celebrou: "Os ursos são animais selvagens, eles pertencem à natureza, mas ainda assim são condenados a uma vida inteira de sofrimento em cativeiro ao ser usados pela medicina tradicional. Essa ação na Baía de Ha Long, um destino turístico extremamente popular, deixou claro que é inaceitável lucrar com a exploração de animais”. 

Ao mesmo tempo, esta é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre o sofrimento que os animais silvestres vivenciam em cativeiro. E sobre a crueldade desnecessária que os ursos sofrem por conta de sua bílis, ainda que já existam alternativas sintéticas e vegetais (ervas) igualmente eficientes, a preço acessível. 

"Nós vamos continuar a trabalhar com governos, parceiros e pessoas para gerar leis, políticas, fiscalização e monitoramento até que a exploração de animais silvestres chegue ao fim”, afirmou Nicholson.

Saiba mais sobre nosso trabalho contra a indústria de extração de bílis de urso.

Os ursos são animais selvagens, eles pertencem à natureza, mas ainda assim são condenados a uma vida inteira de sofrimento em cativeiro ao ser usados pela medicina tradicional. Essa ação na Baía de Ha Long, um destino turístico extremamente popular, deixou claro que é inaceitável lucrar com a exploração de animais.