Sequía en Tailandia

Mudanças climáticas ameaçam a vida de milhões de animais ao redor do mundo

Notícias

Secas extremas e invernos devastadores são a realidade de milhões de animais nos últimos anos.

As mudanças climáticas afetam a todos e, em especial, aos animais, que têm seus habitats mudados dia após dia.  

Um claro exemplo é a seca extrema que atinge a Etiópia, no continente africano. Em 2015, o fenômeno El Ninõ fez com que o verão se estendesse até abril, mês em que o período de chuvas já deveria ter chegado por lá. Para agravar a situação, o volume de chuvas no inverno que se seguiu foi abaixo do esperado, o que causou um esgotamento das fontes de água e alimentos para os animais que habitam o Parque Nacional de Yagundi-Rassa.

captura_de_pantalla_2016-06-01_a_las_07.13.53_p.m

Por causa dessa situação, os animais selvagens se viram obrigados a sair dos limites do parque, onde podem ser caçados ilegalmente. Os herbívoros são ainda mais vulneráveis. Com a falta de folhagens e água, eles se tornam alvos fáceis, pois não têm condições físicas para se defender ou escapar de seus predadores naturais.

Na Tailândia, as consequências das mudanças climáticas também são devastadoras. O país enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos. As reservas de água estão sendo destinadas somente para uso humano e milhares de animais sofrem com a falta desse importante recurso.

tailandia

Nossa solução

A World Animal Protection tem criado soluções para evitar o sofrimento dos animais afetados pela seca e dar a eles uma nova oportunidade durante os árduos meses de seca.

Na Etiópia, construímos cinco grandes bebedouros no Parque Nacional de Yagundi-Rassa para que os animais silvestres possam saciar sua sede. Também alimentamos pelo menos 4.000 animais herbívoros, evitando sua morte.

Para amenizar a falta de água na Tailândia, distribuímos 40 tanques de 1000 litros cada para 30 abrigos de gado em Doi Tao, o distrito mais afetado. Os tanques são reutilizáveis e garantem água para os animais até a época de chuvas. Também levamos blocos de sal mineral e medicamentos para que os produtores locais mantenham os animais saudáveis.

Mova o mundo pelos animais

Seu apoio é fundamental.

Acompanhe a World Animal Protection no Facebook e no Twitter para receber atualizações sobre nossa atuação nas regiões afetadas pelas mudanças climáticas.

Juntos, vamos mover o mundo para proteger os animais.