5 motivos por que ser chamado de “anta” é elogio

27/04/2016

Descubra algumas curiosidades incríveis sobre o animal mais injustiçado da fauna brasileira, neste Dia Internacional da Anta (27)

As antas têm um papel importante na preservação da Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

A data atenta para a conservação deste simpático mamífero.

Além das duas espécies que vivem no Brasil (anta-sul-americana e anta-pretinha), as antas também podem ser encontradas nos Andes (anta-da-montanha), na América Central (anta-centro-americana) e na Indonésia (anta-malaia).

Infelizmente, por aqui, esses animais ainda são usados como um xingamento. Mas ser comparado à anta não tem nada de ofensivo.

Duvida? Ser uma anta é ser...

1) Inteligente 

 

Apesar da fama, as antas são animais muito espertos e têm uma enorme quantidade (cientificamente comprovada) de neurônios. Por exemplo, existem 5 espécies de antas no mundo e nenhuma delas está destruindo o seu próprio habitat. Já alguns humanos...

2) Sustentável 

 

Por falar nisso, as antas são ótimas jardineiras. Elas provavelmente já plantaram mais árvores do que você!

Segundo a Patrícia Medici, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), as antas têm um papel importante na preservação de biomas brasileiros como a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica. Isso porque elas são grandes o bastante para se alimentar de frutas inteiras (com o caroço) e depois andar por um amplo território. Ao final da digestão, digamos, elas depositam as sementes já “adubadas” por aí.

Nossa biodiversidade deve muito às antas. Na dieta estão coquinhos e frutas como goiaba, jatobá, jenipapo, mirtáceas, pequi, marmelo, araticum-cagão, marolo, cumbaru, fruteira, mangava, pau d’alho, jaracatiá, figo, jerivá, acuri, buriti, ananás, caraguatás e coroas-de-frade.

3) Pioneira

 

Como se não bastasse, as antas também ajudaram a criar algumas das estradas do Brasil. É verdade! Povos indígenas e bandeirantes se beneficiaram de “trilhas naturais” abertas pelas antas em meio à vegetação.

4) Muito especial

 

A anta é o maior mamífero silvestre das terras brasileiras. Aliás, de toda América do Sul! Ela chega a dois metros de comprimento e até 250 quilos. Entendeu agora como ela abre caminhos na mata? Pois é. Esse seu tamanho e a tromba lembram os elefantes, mas as antas são, na verdade, parentes dos rinocerontes e cavalos.

5) E simplesmente adorável

Fala sério! Você já viu um filhote de anta? Com sua mini-tromba e cheio de pintinhas, parecendo uma melancia? Não tem como resistir.

Algumas das informações acima estão na cartilha educativa "Minha amiga é uma anta", criada pela pesquisadora Patrícia Medici e pela jornalista Liana John, com ilustrações de Luccas Longo. Vale ver!

Se você gosta de animais silvestres, aproveite para conhecer ainda essas campanhas da World Animal Protection.