7 motivos (reais!) para agradecer seu gato

17 de fevereiro de 2016

O que seu amigo felino tem a ver com o seu colesterol? Ou com o meio ambiente? Veja o que dizem os pesquisadores!

Os gatos são ótima companhia – ao contrário do que muitos dizem.

Quem convive com esses bichanos sabe o quanto a sua fama é injusta. São animais carinhosos, inteligentes e muito habilidosos. Mas será que os seus tutores sabem que eles também fazem bem para a saúde, por exemplo?

Selecionamos algumas pesquisas curiosas que vão fazer você amar ainda mais o seu gato:

1. Boas vibrações, literalmente

Já se sentiu melhor depois de acariciar o seu gato? Pode ter uma explicação científica. Estudos recentes mostram que a frequência do ronronar dos gatos – aquele som que fazem quando estão felizes – ajuda ossos e músculos a sarar. Esta "tecnologia" felina pode ser usada para ajudar astronautas a manter sua massa muscula e densidade óssea no espa.

2. Faz bem para a sua saúde

A companhia de um gato também pode te ajudar a relaxar e a melhorar a sua pressão arterial, colesterol e até o estresse.

3. Faz bem para a saúde dos bebês

Pesquisas demonstram ainda que expor crianças regularmente a gatos ajuda a prevenir diversas doenças respiratórias, como a asma. O contato desde cedo também pode evitar que recém-nascidos desenvolvam alergias.

O motivo? Ter um gato em casa fortalece seu sistema imunológico.

Leia: "Toxoplasmose: grávidas não precisam se desfazer de seus gatos"

4. Ajuda o seu coração

Como se não bastasse, cuidar de um gato também pode reduzir até 30% as suas chances de morrer de ataque cardíaco. Pelo menos é o que diz este estudo nos Estados Unidos, que acompanhou 4 mil pessoas durante 10 anos.

5. É mais ecológico

Nós amamos cachorros, mas nesse sentido os gatos levam a melhor: uma pesquisa de 2009 calculou a pegada ecológica dos animais de estimação. Foi calculado quanto de carbono é emitido para a produção de ração de cada espécie. Por consumirem porções geralmente menores e por se alimentarem mais de peixe do que de produtos com milho ou carne bovina, os gatos foram considerados “melhores” para o meio ambiente.

6. Ensina a ter empatia

Crescer em um lar com animais ajuda crianças a desenvolver habilidades sociais e empatia. No caso dos gatos, observou-se uma melhor compreensão do que outros estão pensando e sentindo. Isto significa que, antes de agir, as crianças levam em consideração como as suas ações vão afetar os outros.

Leia: "Mitos e maus-tratos: gato preto não dá azar"

7. Bônus

Se nenhum desses motivos te fez amar gatos, este certamente vai:

Ter um gato em casa fortalece sua imunidade e ajuda crianças a desenvolver empatia

Compartilhe