Baleia que engoliu 30 sacos de plástico é eutanasiada na Noruega

06 de fevereiro de 2017

O lixo plástico, as redes e os materiais de pesca abandonados estão entre as principais ameaças às baleias, focas e outros animais marinhos

Uma baleia-bicuda-de-cuvier foi encontrada com mais de 30 sacos de plástico em seu estômago, na Noruega, e teve que ser eutanasiada.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Bergen, que encontraram o animal nesta semana, o lixo acabou bloqueando o intestino e causando uma dor intensa.

O acúmulo de plástico em seu sistema digestivo também impediu que a baleia de 6 metros de comprimento se alimentasse, resultando num quadro de desnutrição.

Para eles, é possível que a baleia tenha confundido os sacos com lulas.

A poluição nos oceanos mata milhares de animais marinhos todo ano.

Só as redes e equipamentos de pesca abandonados afetam 40% das baleias e golfinhos do mundo. Junto com o plástico, essa é uma das principais ameaças aos mamíferos marinhos. São 136 mil baleias e focas mortas anualmente pela chamada pesca fantasma – quando os animais ingerem ou se enroscam nesses materiais.

Por isso, em 2015, a Proteção Animal Mundial criou a Iniciativa Global Contra a Pesca Fantasma (Global Ghost Gear Initiative) para promover a colaboração entre mais de 50 organizações, empresas e países interessados em impedir o descarte de lixo no oceano e reduzir o impacto nos animais marinhos.

Saiba mais sobre nossa campanha contra a pesca fantasma.

Junte-se à nossa força-tarefa

As redes e equipamentos de pesca somam 10% do lixo marinho. Você sabia? São 640 mil toneladas descartadas anualmente nos oceanos. E o pior: alguns materiais podem levar até 600 anos para se desfazer.

Então, fique de olhos atentos: se encontrar um equipamento de pesca abandonado no mar ou na praia, deixe um aviso em nosso Mapa de Pesca Fantasma (em inglês).

Informar onde e quando você viu esses materiais, incluindo redes e cordas de pesca, nos ajuda a identificar os locais onde os animais mais precisam de socorro. Juntos, podemos proteger até 1 milhão de animais marinhos – incluindo golfinhos, focas, tartarugas e baleias.

Faça a sua parte! 

40% das baleias e golfinhos em todo o mundo são afetadas pela pesca fantasma

Compartilhe