Descubra os 5 "testudíneos" mais fofos do planeta

23 de maio de 2018

Temos certeza que, assim como nós, você também é apaixonado por elas. Sabe de quem estamos falando? Das tartarugas!

Foto acima: Cuatrok77 / via Flickr

Hoje é o Dia Mundial da Tartaruga. Para comemorar, separamos uma lista para você cair de amores (mais ainda!) pelos encantos desses animais milenares.

E, veja bem, até a classificação é fofa: testudíneos ou testudines – também conhecidos por “quelônios” – é o grupo caracterizado pelas tartarugas marinhas e de água doce, pelos cágados de água doce e pelas tartarugas terrestres, conhecidas como jabutis.

Pedimos aos nossos especialistas em vida silvestre que fizessem um top 5 das espécies mais simpáticas e, depois de muita discussão (afinal, todas elas são incríveis!), este foi o resultado:

5 - Tartaruga Gigante de Casco Mole de Cantor

Foto: Dementia / via Flickr

Também conhecida como tartaruga gigante asiática, ela é um dos animais mais raros do planeta. Vive nos rios, lagos e pântanos das regiões costeiras do sudeste da Ásia e pode chegar a 2 metros e 50 quilos!

Sua principal característica é possuir uma carapaça macia e uma espécie de couraça que protege seu corpo. Elas podem passar horas a fio enterradas nos fundos lodosos dos rios e lagos à espera de alguma presa – peixes, crustáceos e moluscos. Devido à caça irregular e à destruição de seu habitat, essa espécie corre um alto risco de extinção.

4 – Tartaruga-de-pente

Foto: Don McLeish / via Flickr

Essa tartaruga marinha vive majoritariamente em áreas tropicais, nos recifes e corais de águas rasas. Ela pode chegar a quase 1,5 metro e pesar 150 quilos. Assim como outras tartarugas marinhas, ela tem um ciclo de vida longo – entre 50 e 80 anos – e só atingem a maturidade sexual após os 25 anos.

Principalmente por conta da poluição costeira e da pesca fantasma – petrechos de pesca perdidos ou abandonados nos oceanos –, essa espécie também está seriamente ameaçada de extinção.

Saiba mais sobre a pesca fantasma aqui.

3 - Tartaruga de barriga vermelha e pescoço curto

Foto:  Petra Karstedt / via Wikimedia

Pode ser encontrada na Austrália e Papua-Nova Guiné. Fica a maior parte do tempo em áreas de águas rasas ou barrentas. A coloração laranja é mais forte nos filhotes e vai desbotando conforme elas envelhecem, mas ainda pode ser percebida nas adultas.

2 - Tartaruga nariz de porco

Foto: Rob Bulmahn / via Wikimedia

Também nativa de Papua-Nova Guiné e Austrália, essa é a única tartaruga de água doce com nadadeiras – similares às das suas parentes do mar –, mas sua principal característica é o narizinho de porco. Ele funciona como um snorkel (aqueles de mergulho!), para que ela respire sem se expor, além de servir para detectar o movimento das presas em águas turvas.

1 - Tartaruga gigante de Galápagos

Foto: John5199 / via Flickr

E o nosso primeiro lugar ficou reservado para essas gigantes. Elas são as maiores tartarugas terrestres do mundo, conhecidas por serem a alma e coração de Galápagos!

Devido à dispersão e isolamento desses indivíduos em cada uma das ilhas do Arquipélago, diversas espécies de tartarugas gigantes surgiram ao longo dos milênios, cada uma com suas características únicas.

E sua grandiosidade não é apenas física: essa espécie enfrentou uma grande luta para se livrar do risco de extinção e, com apoio das unidades de conservação locais, hoje prosperam livres em seu habitat natural.

Ajude a libertar os "testudíneos" da Amazônia

Tartaruga de água doce cruelmente presa em cativeiro na Amazônia

As tartarugas são animais silvestres. Elas pertencem à natureza. Infelizmente, a indústria do turismo, o tráfico e a comercialização desses animais ameaçam milhares de testudíneos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, as tartarugas e outras espécies da Amazônia são retirados da natureza e submetidas a uma vida de sofrimento só para atrair turistas.

Você pode ajudar a acabar com essa exploração. Faça sua parte!

Você sabia? As maiores tartarugas terrestres do mundo vivem em Galápagos

Compartilhe

WhatsApp