Estamos ajudando 50 cidades em SP a melhorar suas políticas para cães e gatos

25 de abril de 2018

Em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Proteção Animal Mundial está capacitando interlocutores de diversos municípios em guarda responsável, prevenção de mordeduras e bem-estar de animais comunitários

A iniciativa começou em maio de 2017, quando a Secretaria de Meio Ambiente incluiu um item importantíssimo (BIO-03) nas diretivas de biodiversidade do Programa Município Verde-Azul, relacionado à guarda responsável de cães e gatos.

Desde então, participamos de diversas capacitações promovidas pela Secretaria e apresentamos esses conceitos aos interlocutores de mais de 300 municípios paulistas. Dentre eles, 50 municípios já demonstraram interesse em continuar a receber palestras, capacitação e treinamentos, além de sugestões de métodos pedagógicos para educação em guarda responsável, bem-estar animal e prevenção de mordeduras.

“Os treinamentos podem resultar em várias melhorias para os animais”, explica Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial. “Desde a sensibilização dos gestores para iniciar projetos coordenados de manejo humanitário de cães e gatos – incluindo registro e identificação, castração, fiscalização de maus tratos etc. – até campanhas educativas para que a população cuide da saúde e do bem-estar de seus animais de estimação”.

Rosangela Ribeiro ministra capacitação na prefeitura de Jaguariúna

Mais de 500 agentes governamentais já foram capacitados. Entre os municípios estão Guararema, Vinhedo, Jacareí, Salto, Embaúba e Jaguariúna. 

Educando crianças e evitando acidentes

Além das capacitações, também disponibilizamos o nosso material educativo "5 Chaves Para a Prevenção de Mordeduras" (assista os vídeos) Caninas para uso em sala de aula.

A iniciativa foi desenvolvida pela Proteção Animal Mundial junto à Organização Mundial de Saúde, à Organização Pan-Americana da Saúde e ao GARC. O nosso pacote inclui um guia para professores, uma série de ilustrações e vídeos que ajudam a ensinar a linguagem canina e melhoram a interação das crianças com seus animais de estimação.

Um dos nossos principais objetivos é educar a população mais vulnerável aos acidentes com cães – crianças e adolescentes de 4 até 12 anos – a reconhecer os sinais e as situações que podem levar um cão a morder e ensinar como prevenir esse tipo de ocorrência.

Crianças aprendem a respeitar e interagir com cães, evitando mordidas

Assim, poderemos ter uma redução significativa de mordidas caninas, reduzindo os riscos de transmissão da raiva e também promovendo a guarda responsável.

O que é o Programa Munícipio VerdeAzul?

O Programa Munícipio VerdeAzul é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, lançada em 2007, com objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Para isso, o programa oferece capacitação técnica aos representantes escolhidos por cada município e, ao final de cada ano, publica um ranking ambiental dos municípios paulistas.

Bem-estar de cães de rua é um dos temas das nossas capacitações junto ao Programa Município VerdeAzul

Os resultados são medidos através de avaliações técnicas das informações fornecidas pelos municípios e, após analisados, são disponibilizados ao público pelo IAA (Indicador de Avaliação Ambiental), com finalidade de servir como norteador na formulação e aprimoramento das políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Capacitações ajudam a sensibilizar gestores e podem inspirar desde projetos voltados a animais de rua a campanhas sobre guarda responsável

Compartilhe

WhatsApp