Faltam 50 dias para a temporada de caça ilegal aos botos

26/09/2014

O período de defeso na Amazônia começa em 50 dias e é justamente nessa temporada que aumenta a pesca de piracatinga – e como consequência, a caça cruel e ilegal de botos.

No Brasil, a caça aos cetáceos, incluindo os botos, é proibida desde 1987. Mas já sabemos que a lei nunca foi efetiva para coibir essa prática. Você então deve estar se perguntando: tem algo errado com esse título? Não. E nós explicamos.

No período de reprodução de algumas importantes espécies de peixe, o governo brasileiro estabelece uma proibição temporária à pesca. Essa medida é importante para garantir, de forma sustentável, a reposição dos estoques pesqueiros. Esse período, chamado de defeso, acontece na Amazônia entre 15 de novembro e 15 de março.

Para não deixar os pescadores na mão, o governo paga a eles um salário mínimo por esse período – que, como todos sabemos, é bastante pouco para sustentar uma família. Por isso, para complementar sua renda durante o defeso, muitos pescadores buscam outras espécies de menor valor comercial, como a piracatinga.

A piracatinga é um bagre conhecido como urubu d’água porque se alimenta de resto de animais mortos. A carne do boto tem servido de isca para essa pesca, de modo que as populações desse cetáceo estão sendo reduzidas a uma taxa de 10% ao ano desde que aumentou o consumo de piracatinga na Colômbia.

O período de defeso na Amazônia começa em 50 dias e é justamente nessa temporada que aumenta a caça cruel e ilegal de botos como consequência do aumento da pesca da piracatinga.

Precisamos atuar de forma urgente antes que aumente drasticamente a caça aos botos. Assine e compartilhe nossa petição e peça ao governo colombiano para suspender o comércio da piracatinga brasileira. Ajude-nos também a fomentar soluções sustentáveis que ofereçam alternativas de renda aos pescadores, que, por desconhecimento ou falta de oportunidades, são tão vítimas quanto o boto.

Assine já: www.euprotejoboto.org.br

Até que a moratória à pesca da piracatinga entre em vigor no Brasil, dia 1º de janeiro de 2015, mais de 45 dias passarão desde que se inicie o período de defeso. Não podemos permitir que botos continuem sendo cruelmente caçados.

Participe dessa campanha para que juntos sejamos #GuardioesDoBoto.