IEPEC oferece curso online sobre manejo de bovinos e bem-estar animal

21 de fevereiro de 2014

Leia entrevista com Renato dos Santos, médico veterinário responsável pelo setor de manejo da Beckhauser.

Durante os meses de fevereiro e março de 2014, o médico veterinário responsável pelo setor de manejo da Beckhauser, Renato dos Santos, irá ministrar o curso online “Manejo racional de bovinos: a importância econômica do bem-estar animal” no Portal IEPEC.

O objetivo do treinamento é promover informações técnicas essenciais para criadores e produtores atuarem com comprometimento e responsabilidade na bovinocultura brasileira.

Confira entrevista com Renato dos Santos abaixo!

O que os inscritos podem esperar do curso?
Eu espero que os participantes do curso entendam que a intenção não é aprender a lidar com o gado, e sim, pensar. Usar o conhecimento. Fazer a parte direita do cérebro funcionar. As pessoas estão acostumadas a trabalhar só com o lado esquerdo do cérebro. Use o direito. Ele é quem é dono da razão. Eu quero que vocês enxerguem que manejo racional nada mais é do que ser coerente nas atitudes e decisões. Ser uma pessoa equilibrada.

Cite estratégias simples de manejo para minimizar o estresse nos lotes.

Ser bastante claro no que quer. Não é brincadeira o que eu vou falar. O bovino entende o que você fala, o que você faz, o que você quer. Desde que você seja claro naquilo que quer. A outra dica é seja amigo deles [os bovinos]. Quanto mais próximo você ficar, mais fácil vai ser manejar. Não tenha pressa. A pressa sempre impõe necessidade de atitudes incorretas. O produtor acaba errando por causa da pressa.

Comente um pouco, por exemplo, sobre os benefícios do manejo no período de desmama.

O manejo durante a desmama é muito importante. Os métodos de desmama aqui no Brasil são os mais variados possíveis e, sinceramente, os mais terríveis. Com certeza, é o pior momento na vida do bezerro. Acrescente o fato de que é comum deixar o lote de bezerro preso no curral dois ou três dias. Isso é um absurdo. O nível de estresse vai lá em cima. Mas os pesquisadores e a ciência já nos mostraram o caminho com o menor estresse. Cada fazenda precisa achar o caminho correto, pois a desmama é um período em que o animal está desenvolvendo, além do ganho de peso, a imunidade. O sistema imunológico está trabalhando muito. Se você erra nesse instante é perigoso perder animais. O manejo tem que ser repensado, pois as fazendas utilizam o sistema antigo que é deixar o bezerro preso. Nesse dia faz vacina e vermífugo. Essa não é a forma correta. Tem que repensar. 

Mais informações

Para se inscrever ou assistir à aula de apresentação do curso, acesse: http://www.iepec.com/curso/manejo-racional

Categorias: 

Compartilhe

WhatsApp