Livres do circo, elefantes resgatados ganham o primeiro santuário da Europa

18 de junho de 2018

Estamos orgulhosos em trabalhar com o Elephant Haven, no sul da França, o mais novo lar para elefantes resgatados de circos

Imagem no topo: Alex Krasavtsev

O Elephant Haven, um paraíso com quase 30 hectares no sul da França, será a nova casa de elefantes que eram forçados a entreter pessoas em circos cruéis e que já não podem mais ser reintroduzidos na natureza.

A Proteção Animal Mundial está apoiando a construção do espaço. Estamos colaborando com aproximadamente R$ 653.000 para estrutura interna do local, que estará pronto até agosto de 2018.

O santuário pretende inaugurar ainda este ano.

Nosso CEO, Steve Mclvor, explica a urgência de se construir um santuário para elefantes na Europa: “A medida em que vamos conquistando as tão esperadas proibições de circo por toda a Europa, locais como o Elephant Haven se tornam cada vez mais necessários, para que os antigos elefantes de circo sejam mantidos em segurança e finalmente tenham a vida que merecem”.

Fotos: Dynamic Drones para o Elephant Haven

A segurança dos elefantes é fundamental. Câmeras serão instaladas dentro e fora dos celeiros e seguranças permanentes ficarão estrategicamente posicionadas no local.

“Os elefantes resgatados dos circos merecem um lugar feliz para viver o resto de suas vidas. Os elefantes são nossa prioridade e vamos trabalhar duro para mantê-los seguros”, explica Tony Verhulst, cofundador do Elephant Haven.

Depois que os elefantes forem alojados e adaptados ao ambiente com segurança, será instalada uma plataforma onde os visitantes do santuário poderão observar os elefantes à distância, livres e expressando seu comportamento natural.

A maré está mudando

Tudo começou na Dinamarca. Mais de 50.000 defensores dos animais do país europeu se juntaram a nós e pediram que o governo acabasse com a crueldade com elefantes de circo.

Como resultado de conversas e parcerias muito bem-sucedidas, o Parlamento dinamarquês anunciou seu compromisso em proibir o uso de animais silvestres como entretenimento em circos.

Depois da Dinamarca, outros 14 países europeus implementaram proibições semelhantes. Muitas entram em vigor este ano.

Porém, mais de 100 elefantes ainda são forçados a entreter e divertir pessoas em circos no continente europeu.

Estamos pedindo a todos os donos de elefantes que libertem seus animais assim que o santuário na França estiver pronto para recebê-los.

“Esses elefantes sofreram uma vida inteira de sofrimento, sendo mantidos em cativeiro e forçados a enfrentar um treinamento cruel e intensivo. Isso os mantinha sob controle para entreter e interagir com as pessoas”, lamenta Steve.

O compromisso da Dinamarca de proibir os elefantes de circo é uma grande vitória para nós e faz parte de uma reação em cadeia em toda a Europa para acabar com a miséria e o sofrimento desses animais majestosos.

Junte-se a nós

Quer ser parte da próxima vitória? Assine já nossa newsletter mensal e fique por dentro das nossas campanhas deste ano. Juntos, vamos mover o mundo para proteger os animais! 

"Os elefantes resgatados dos circos merecem um lugar feliz para viver o resto de suas vidas"

Compartilhe

WhatsApp