Nestlé anuncia compromisso com bem-estar animal

20 de agosto de 2014

Após assinar parceria com a World Animal Protection, a Nestlé realizará melhorias por toda sua cadeia de fornecimento.

Após assinar uma parceria com a World Animal Protection, a Nestlé se comprometeu a melhorar o bem-estar dos animais em toda sua cadeia de fornecimento de alimentos, em um anúncio feito nesta semana.

O acordo contempla centenas de milhares de animais, responsáveis pela produção de leite, carne e ovos da Nestlé, aos quais terão de ser garantidos elevados padrões de bem-estar.

Ao se unir à World Animal Protection, a Nestlé se tornou também a primeira grande companhia de alimentos a formar uma parceria internacional com uma ONG de bem-estar animal.

Há 30 anos, nós lutamos por esta causa junto a governos, comunidades e agências internacionais. Nossa decisão em trabalhar com a Nestlé partiu não apenas do seu comprometimento em melhorar o bem-estar animal – o qual temos acompanhado desde 2012 –, mas principalmente de como isso poderá impactar milhões de animais ao redor do mundo.

Os mais altos padrões possíveis

A Nestlé possui cerca de 7,300 fornecedores em sua rede, dos quais a empresa compra produtos de origem animal – desde leite para os seus iogurtes e sorvetes até carne para seus produtos congelados e ovos para massa.

Por sua vez, cada um desses fornecedores recebe suprimentos de outros, o que significa que o novo Guia de Fornecimento Responsável da multinacional se aplica a centenas de milhares de produtores em todo o planeta.

“Nós sabemos que nossos consumidores se importam com o bem-estar dos animais de produção e nós, como companhia, estamos comprometidos em garantir os mais altos padrões possíveis a eles em toda nossa rede global de fornecimento,” afirmou Benjamin Ware, gerente de Fornecimento Responsável da Nestlé.

Para isso, a World Animal Protection tem colaborado com a multinacional para mostrar especificamente como melhorar o seu Guia de Fornecimento Responsável, ao qual todos os fornecedores devem aderir como parte do Código de Fornecedores da Nestlé. Ambos documentos são fundamentados no Compromisso da Nestlé com o Bem-estar de Animais de Produção.

Agora eles passam a incluir, por exemplo, novos requisitos de espaço para os locais onde são criados animais como porcos e vacas. O objetivo é garantir que eles não fiquem amontoados e que possam expressar os seus comportamentos naturais como animais.

Além disso, o engajamento da companhia com a World Animal Protection também buscou minimizar o sofrimento de animais através de práticas veterinárias voltadas a animais de produção e indicar quais práticas de criação devem ser evitadas.

Inspeção-surpresa aos fornecedores

A Nestlé comissionou uma auditoria independente, a SGS, para inspecionar e assegurar que os padrões de bem-estar animal estão sendo cumpridos por todos os fornecedores. Em 2014, centenas de inspeções já foram realizadas por todo o mundo. Algumas dessas visitas são acompanhadas, sem aviso prévio, por representantes da World Animal Protection, que supervisionam o trabalho dos auditores.

Quando uma violação é identificada, a Nestlé colabora diretamente com o fornecedor para aprimorar o tratamento dado aos animais e para garantir que o mesmo atenda aos padrões necessários. Caso ainda assim os requisitos não sejam atendidos, por impossibilidade ou recusa a fazer melhorias, a empresa deixa de fornecer para a Nestlé.

O acordo com a World Animal Protection integra ainda parte de atividades mais amplas de Fornecimento Responsável da Nestlé – incluindo direitos humanos; saúde e segurança; e questões ambientais. Isso se reflete em uma série de novos compromissos, entre eles a promessa de que 40% dos principais produtos da companhia – incluindo carne, ovos e laticínios – sejam totalmente rastreáveis até o final do próximo ano.

"Nós sabemos que nossos consumidores se importam com o bem-estar dos animais de produção e nós, como companhia, estamos comprometidos em garantir os mais altos padrões possíveis a eles em toda nossa rede global de fornecimento."

Compartilhe

WhatsApp