Por que a TripAdvisor se recusa a proteger animais silvestres?

26 de abril de 2016

Mais de 60.000 pessoas já assinaram nossa petição, lançada ontem, pedindo para que o famoso site de turismo pare de promover e lucrar com algumas das atrações mais cruéis do mundo

A influência da TripAdvisor na indústria do turismo é imensa.

Um estudo recente estimou que as avaliações da TripAdvisor influenciam 352 milhões de viagens globalmente. E está na hora deles usarem seu poder para o bem.

Esse foi o pedido da World Animal Protection. 

Nós tentamos contatá-los várias vezes ao longo de 2015 e 2016, mas não tivemos resposta. Então decidimos ir a público mostrar a realidade por detrás da TripAdvisor: revelamos que além de ser o maior site de avaliações turísticas do mundo, eles também vendem ingressos para atrações que exploram animais silvestres.

Mais de 60.000 pessoas assinaram a nossa petição, desde ontem, e só agora a TripAdvisor começou a prestar atenção.

Ao invés de concordar em trabalhar conosco e promover atrações turísticas que não maltratam os animais, porém, a TripAdvisor está transferindo a responsabilidade... para você!

Veja as respostas da TripAdvisor:

O que a TripAdvisor diz sobre promover atrações cruéis:

“O fato de uma propriedade, estabelecimento ou negócio estar listado na TripAdvisor não significa que apoiamos esse estabelecimento.”

Nós discordamos:

Não é tão simples assim. A TripAdvisor desenvolveu seu próprio algoritmo que determina como as listas de estabelecimentos são mostradas em seu site. Esse algoritmo pode fazer com que até as mais cruéis atrações com animais silvestres recebam uma boa classificação em seu Índice de Popularidade. Ou que recebam até um "Certificado de Excelência". Temos certeza de que a TripAdvisor concorda conosco quando dizemos que nenhum local onde animais são espancados ou confinados, forçados a se apresentar contra sua vontade, deve ser considerado "excelente".

A TripAdvisor tem o poder de mudar a forma como atrações cruéis são promovidas em seu site.

O que a TripAdvisor diz sobre vender ingressos para atrações que exploram os animais:

“…nosso site não oferece nenhuma atração que seja reconhecidamente proibida pelo respectivo governo da região. No fim das contas, a responsabilidade é de governos nacionais e órgãos reguladores - não de sites na internet - de garantir que os estabelecimentos operem dentro dos requisitos legais daquele país ou região.”

Nós rebatemos:

Infelizmente, qualquer um que trabalha com proteção animal sabe que a crueldade contra animais, muitas vezes, é permitida legalmente e às vezes até sancionada por governos. A boa notícia é que não há nada impedindo empresas e viajantes de fazer escolhas mais éticas.

Mais de 100 agências de viagem já decidiram parar de vender e promover atrações que exploram elefantes. Isso porque essas empresas sabem que é a coisa certa a fazer e porque os clientes estão cada vez mais conscientes, mesmo que passeios ou shows de elefantes não sejam ilegais.  

A TripAdvisor deveria liderar a mudança pelos animais silvestres, não lucrar com seu sofrimento.

De quem a TripAdvisor acha que é a responsabilidade:

“Nós acreditamos que o melhor catalizador para esta mudança vem da própria comunidade de viajantes.”

Nós dizemos:

Estamos de acordo! Como a principal plataforma online de viagens, queremos ver a TripAdvisor assumir uma posição e ajudar a construir um mundo melhor para a nossa preciosa vida silvestre. A TripAdvisor já fez ações parecidas no passado, quando passou a promover acomodações ecológicas através do programa "Líderes Verdes".

Nossa proposta é que a TripAdvisor passe agora a destacar atrações que protegem os animais, premiando-as e promovendo-as através do selo "Líderes da Vida Silvestre". As atrações destacadas incluiriam desde passeios na natureza, em que animais são observados no seu habitat natural, até santuários genuínos, onde os animais podem viver em liberdade. Nós ajudaríamos a desenvolver esse programa.

Faça a sua parte

Por favor, faça sua parte hoje mesmo e compartilhe nossa petição com o maior número de pessoas. 

Os animais silvestres precisam da sua ajuda. Inclusive os elefantes, tigres, tartarugas marinhas e leões que têm suas vidas negociadas no site da TripAdvisor.

Se você já assinou, passe na página da TripAdvisor no Facebook e deixe um recado em defesa dos animais.

Nenhum local onde animais são espancados ou confinados, forçados a se apresentar, pode ser considerado "excelente"

Compartilhe

WhatsApp