Proteção Animal Mundial debate turismo com animais na maior feira da América Latina

13 de abril de 2019

Conversamos com agências de viagens e empresas de turismo para mostrar que é preciso mudar pelos animais silvestres

Neste mês, estivemos presentes na World Travel Market Latin América (WTM-LA), em São Paulo, para conscientizar agências de viagens e empresas de turismo sobre a importância da proteção dos animais silvestres nas atividades turísticas. O evento é a principal do setor na América Latina e recebeu mais de 11 mil visitantes e 600 expositores nacionais e internacionais.

Representantes de agências e operadoras participaram da palestra sobre turismo de fauna responsável, ministrada por nosso gerente de campanhas de vida silvestre, João Almeida.

Durante o encontro, foram apresentados exemplos de atrações cruéis com animais ao redor do mundo - incluindo Manaus, onde preguiças, jacarés, aves e outros animais são mantidos em cativeiro, em péssimas condições, para servirem como acessórios para selfies. Também levamos soluções que podem ser implementadas para combater essas práticas e incentivar o turismo sustentável e que respeita os animais.

“Queremos que a América Latina seja referência em proteção animal em seus destinos turísticos. Está na hora do setor assumir essa responsabilidade e compromisso, com as agências e operadores de turismo se juntando ao movimento pelo fim da exploração dos animais para entretenimento”, explica João.

Agentes de viagens e empresas de turismo participaram da conversa com João Almeida, nosso gerente de campanhas de vida silvestre.

Além da palestra, conversamos diretamente com dezenas de expositores, visitantes, imprensa e representantes do governo durante os três dias de evento para mostrar a eles que é possível fazer turismo de observação de fauna de forma ética e responsável e, ao mesmo tempo, atender à demanda das pessoas que buscam por esse tipo de atração.

Em 2018, nosso trabalho para combater a exploração dos animais silvestres pela indústria do turismo foi premiado com o Responsible Tourism Awards na categoria “Melhor para a vida silvestre” na WTM de Londres. O prêmio é a maior premiação do turismo global.

Como você pode fazer parte da mudança

Interagir com animais silvestres em atrações turísticas pode parecer inofensivo, mas não é. Se você puder montar, tocar, abraçar, alimentar ou tirar selfies com um animal silvestre, é muito provável que ele esteja enfrentando uma vida inteira de crueldade e de intenso sofrimento.

Muitos turistas fazem esse tipo de atividade porque amam os animais, mas, se conhecessem o sofrimento a que esses animais são submetidos, jamais aceitariam financiar essa indústria. 

Os animais silvestres pertencem à natureza. Em nossos momentos de lazer, podemos apreciá-los de diversas maneiras - em seu habitat natural e sem maltratá-los.

Veja aqui como você pode ser um turista amigo dos animais.

Queremos que a América Latina seja referência em proteção animal em seus destinos turísticos

Compartilhe

WhatsApp