Resgate: salvamos cinco ursos da cruel indústria da bile no Vietnã

29 de agosto de 2018

Por mais de uma década, os animais foram mantidos em pequenas jaulas e submetidos a procedimentos terríveis

Em parceria com a organização Education for Nature (ENV), libertamos cinco ursos-negros-asiáticos explorados pela indústria da bile na província de Tieng Giang, no Vietnã.

Por 13 anos, esses animais foram mantidos em pequenas jaulas e eram submetidos a procedimentos dolorosos, fome, desidratação e estresse psicológico, tudo para a extração desse fluído, que é utilizado como medicamento em tratamentos não convencionais. As péssimas condições também fizeram com que eles sofressem de múltiplas doenças.

O fazendeiro que mantinha os cinco ursos foi convencido pela ENV e pelas autoridades locais a liberar os animais. “Esses cinco ursos nos levam para mais perto do nosso objetivo de acabar com a exploração de ursos no Vietnã de uma vez por todas”, explica Dung Nguyen, vice-diretor da ENV.  

Com o apoio da Proteção Animal Mundial, a organização também garantiu um refúgio seguro para os ursos, que agora estão a caminho do santuário da Animals Asia Fundation em Tam Dao, também no Vietnã.  

Antes de serem libertados, os ursos eram mantidos pequenas jaulas, em péssimas condições.

Um negócio cruel e ilegal

 

No Vietnã, é ilegal extrair a bile de ursos vivos ou criá-los para fins comerciais, embora seja permitido mantê-los em cativeiro. Mas, infelizmente, a lei é mal aplicada no país e cerca de 780 ursos vivem em fazendas de extração da bile atualmente.

 

A exploração de ursos para extração de bile é um dos piores exemplos de crueldade animal.

“Não existe maneira humana de extrair bile de urso. Esses animais sofrem de dores severas e graves distúrbios psicológicos ao longo de toda sua vida em cativeiro, que pode durar cerca de 20 anos”, explica Dr. Kkukreja.

O fluído é retirado dos animais de uma forma absurdamente cruel e desumana, em geral por indivíduos sem qualquer formação veterinária e sem nenhum tipo de preocupação com o bem-estar dos ursos.

Além do sofrimento físico, os animais são submetidos a um intenso estresse psicológico.

Pondo um fim à crueldade de uma vez por todas

 

Temos trabalhado com a ENV há mais de dez anos para acabar com o sofrimento e exploração de ursos em cativeiro no Vietnã. Nosso objetivo é que nenhum urso seja mantido nessas condições – por qualquer que seja a finalidade – e que permaneçam na natureza, onde eles pertencem.

 

“Estamos ajudando a mover os ursos do Vietnã para locais seguros. Vai levar anos para que eles se recuperem do trauma e estresse que enfrentaram, mas ficamos felizes em saber que esses animais agora vivem em paz e livres de sofrimento”, afirma Dr. Karanvir Kukreja, gerente de campanhas da Proteção Animal Mundial.

Também colaboramos com o governo do país na implantação de microchips nos ursos em cativeiro, para que esses animais que foram retirados ilegalmente da natureza possam ser identificados, resgatados e encaminhados para santuário. Essa medida dificulta a entrada de novos animais nesse ciclo de sofrimento.

Além disso, também trabalhamos arduamente pela proibição da produção de bile de urso no Vietnã, o que colocará um fim definitivo na exploração dos animais por essa indústria terrível.

Junte-se a nós

Assine a newsletter para acompanhar nossa luta para acabar com o essa indústria cruel e nossas campanhas para proteger os animais ao redor do mundo.

"Vai levar anos para que eles se recuperem do trauma e estresse que enfrentaram, mas ficamos felizes em saber que esses animais agora vivem em paz e livres de sofrimento"
Categorias: 

Compartilhe

WhatsApp