Sofia Vergara faz festa com araras amarradas

31/05/2017

Veja a declaração que a atriz publicou, após a polêmica, e a resposta da Proteção Animal Mundial

“Os animais silvestres nunca deveriam ser acorrentados, levados a festas, nem usados como objetos para decorar fotos” – Proteção Animal Mundial

Conhecida pelo seu papel na série “Modern Family”, a atriz Sofia Vergara escolheu o Brasil como tema da sua festa de aniversário. Para entreter convidados, as araras foram usadas como acessórios nas fotos.

As imagens foram divulgadas no Instagram da atriz, nesta semana:

Em algumas delas, as araras aparecem com os pés amarrados por uma corda. Ao ser acusada pelos fãs de maus-tratos, a atriz divulgou uma nota afirmando que as araras foram fornecidas pela empresa Pirates for Parties e justificou sua escolha.

"Gostaria de agradecer ao Pirates for Parties pelos pássaros maravilhosos, eles são uma empresa muito séria e respeitosa com as aves. Eles têm todas as permissões, veterinários preparados e dão a melhor alimentação para os animais. Eles também usam treinamento por afeto, em vez do treinamento comum (estes animais querem ser segurados por humanos). Esta é uma companhia de refúgio e todos estes pássaros estão lá como último recurso. Eles vivem bastante e geralmente até mais do que seus donos e, por isso, acabam lá. A empresa também faz isso como uma forma de aumentar a conscientização para a extinção destes pássaros. A extinção está acontecendo devido ao desmatamento da Floresta Amazônica para a criação de gado. Expondo estes pássaros para que o público os veja, as pessoas são lembradas de que eles existem e devemos cuidar deles", disse Sofia Vergara.

Além de araras, a empresa contratada também anuncia o aluguel de elefantes, leões, tigres, zebras, girafas, rinocerontes, ursos, camelos, pinguins, leopardos, macacos, lobos, cobras, jacarés, cangurus e outros animais silvestres que são usados para entretenimento.

Entenda por que é cruel

“O uso de araras ou outros animais silvestres para entretenimento está muito longe de respeitar seu comportamento natural”, alerta Roberto Vieto, nosso gerente de Animais Silvestres.

Para ele, a decisão da atriz transmite uma mensagem errada e que contraria os esforços feitos para a proteção desses animais, além de submeter as aves a um grande estresse e a condições antinaturais. Essas aves são um dos maiores símbolos das florestas da América Latina, mas têm o seu bem-estar e conservação ameaçados pelo tráfico ilegal e pela perda de habitat natural.

“Os animais silvestres nunca deveriam ser acorrentados, levados a festas, nem usados como objetos para decorar fotos”, critica Vieto. “As araras pertencem à floresta, onde podem voar livremente e expressar seu comportamento natural”.

A influência da Sofia Vergara poderia ter um impacto mais positivo para os animais, lutando contra a exploração de silvestres para entretenimento e pelo fim da crueldade.

“Ao invés de usar animais silvestres para fotos, ela devia se unir à nossa campanha Silvestres. Não Entretenimento e ajudar a pôr um fim aos maus-tratos que milhares de animais silvestres sofrem nessa indústria”, conclui Vieto.