Sucesso! ONU firma compromisso histórico no combate à pesca fantasma

16 de agosto de 2018

Atendendo ao nosso apelo, a FAO finalmente determina a identificação de todos os equipamentos de pesca do mundo

 

Proteção Animal Mundial em evento da ONU

Ficamos muito satisfeitos em anunciar que, depois de conversas muito bem-sucedidas, nosso apelo à ONU para que todos os equipamentos de pesca comercializados fossem devidamente marcados foi atendido.

Com isso, os países podem fiscalizar e rastrear petrechos perdidos de forma mais eficiente, além de conseguir punir as empresas e pescadores que descartarem os seus equipamentos nos oceanos.

Temos cobrado a ONU desde 2014 e estamos muito felizes em conseguir uma mudança tão significante para a vida marinha. Uma decisão importante como essa garante que animais marinhos fiquem gradualmente menos suscetíveis às ameaças da pesca fantasma.

Proteção Animal Mudial fala durante evento da ONU

Além de uma grande vitória para a fauna do mar, essa determinação também representa um enorme passo para combater a crise global de poluição plástica nos oceanos. 

Oceano mais seguro para os animais

A pesca fantasma é causada por equipamentos de pesca perdidos, abandonados ou descartados irregularmente nos oceanos – que continuam à deriva, pescando e ameaçando a vida e o bem-estar de milhares de espécies marinhas.

Por se tratar de materiais específicos para pesca e captura, esses equipamentos são incrivelmente resistentes e acabam machucando, prendendo e causando mortes lentas e dolorosas aos milhares de animais que se emaranham acidentalmente neles.

Todos os anos, cerca de 640.000 toneladas de petrechos fantasma entram nos oceanos e matam mais de 136.000 animais como focas, golfinhos, tartarugas, baleias e muitas outras espécies. Só no Brasil, cerca de 80% das mortes de tartarugas marinhas são causadas por petrechos de pesca fantasma.

A marcação dos equipamentos comercializados irá reduzir o volume desses materiais nos oceanos, portanto, menos animais estarão em risco.

Mergulhadores resgatam tartaruga presa em rede de pesca fantasma

Saiba mais sobre a nossa campanha contra a pesca fantasma, clicando aqui.

Pesca fantasma mata mais de 136.000 focas, golfinhos, tartarugas e baleias por ano
Categorias: 

Compartilhe

WhatsApp