Terremoto: World Animal Protection socorre animais no Nepal

27 de abril de 2015

Uma equipe da World Animal Protection está no Nepal para socorrer os animais feridos e desabrigados após os terremotos.

Atualização: O Nepal foi atingido por mais um terremoto de magnitude 7.3, em 12 de maio. Nossa equipe continua no local e nossos esforços serão intensificados.

Em 25 de abril, o país foi devastado por um tremor de magnitude 7.9, causando a morte de 8 mil pessoas. Outras 18.000 ficaram feridas e milhares de animais estão sem abrigo, feridos e extremamente vulneráveis. Entramos em contato com as autoridades locais para somar esforços à ajuda humanitária internacional e garantir atendimento também aos animais. 

Além de fornecer abrigo, água e comida, a nossa equipe de atendimento emergencial está administrando uma clínica veterinária móvel para levar apoio às pessoas e seus animais – como búfalos, cabras e cães. 

Situação grave

“Este é um desastre de escala catastrófica tanto para pessoas, quanto para animais”, lamentou o nosso diretor executivo, Mike Baker. 

Hoje, o Nepal é um dos países mais pobres da Ásia. Cerca de 70% da sua população vive da agricultura. “Ajudando os animais, protegemos também as pessoas – que dependem deles para sua subsistência”, ressaltou Baker. 

Desabrigados, feridos, com fome e correndo risco de contrair doenças, os animais enfrentam necessidades graves. 

Comunidades remotas nas montanhas

Após dias de resgate na capital Catmandu, nossa equipe se deslocou para o distrito de Kavre, onde nos deparamos com imensurável sofrimento em meio aos destroços do que antes eram antigas vilas nas montanhas do Nepal. O acesso a essas comunidades permanece dificultado por deslizamentos de terra, árvores caídas e destroços das casas. 

“O chão inteiro começou a tremer, as pedras começaram a cair da parede. Eu corri escada abaixo e então lembrei dos meus três búfalos, ainda dentro do abrigo que desmoronava. Eu me apressei para desamarrá-los, mas já era tarde demais para Kali, uma fêmea adulta: o teto colapsou sobre ela”, lembra com tristeza, Indra Bahadur Jyoti, de 50 anos.

Os búfalos que conseguiram sobreviver (foto abaixo) estão entre as centenas de animais já atendidos pela equipe da World Animal Protection. 

Na vila Kankre, também no distrito de Kavre, outra moradora relatou o momento do desastre. "Quando o terremoto começou, segurei os meus dois filhos em meus braços e corri para fora da minha casa, que já começava a rachar. Logo toda a estrutura desmoronou e as pedras esmagaram o abrigo das nossas cabras". 

Uma cabra fêmea e seus cinco filhotes ficaram presos dentro do abrigo. "Nós só conseguimos resgatá-los três dias depois”, conta Sita Jyoti, de 40 anos. 

Uma das filhotinhas que ficou soterrada estava mancando quando nossa equipe a socorreu (foto acima). A World Animal Protection examinou tanto a mãe, quanto os filhotes e receitou os medicamentos necessários. 

Acompanhe

Para receber atualizações sobre as nossas atividades no Nepal ou em outros desastres ao redor do mundo, siga a World Animal Protection no Facebook e no Twitter

“Este é um desastre de escala catastrófica tanto para pessoas, quanto para animais”
Categorias: 

Compartilhe

WhatsApp