Veja antes e depois de filhote socorrida em ciclone

09/09/2015

O ciclone tropical Pam atingiu as ilhas de Vanuatu em março deste ano. Pior tempestade dos últimos 60 anos impactou quase 400.000 animais rurais, além de milhares de cães e gatos.

“Meu coração parou quando a vi. A Pam estava saudável e tinha um brilho no olhar”

Conhecemos a filhote Pam 10 dias após a passagem do ciclone. A jovem cachorra tinha o mesmo nome que a tempestade e estava fraca. Ela tinha comido um peixe venenoso, arrastado até a praia pelas fortes chuvas, e ficou doente.

A Pam estava extremamente magra, desidratada, com uma pneumonia severa e mal conseguia erguer a cabeça (foto abaixo). Ela foi tratada pela equipe de atendimento emergencial da World Animal Protection.

Cinco meses após o desastre, voltamos para Vanuatu em agosto, para ver o resultado do trabalho que desenvolvemos na região (30.000 animais foram beneficiados, saiba mais). Os estragos da tempestade ainda eram visíveis no litoral, comunidades e montanhas da região – mas também pudemos ver vilas inteiras sendo reconstruídas.

Nossa equipe fez questão de visitar a família responsável por Pam.

“Meu coração parou quando a vi. A Pam estava saudável e tinha um brilho no olhar”, se emociona Steven Clegg, líder da nossa equipe de atendimento emergencial. “Ela deixou de ser aquela filhotinha pequena e fraca que socorremos cinco meses antes” (foto abaixo).

Enquanto acariciava Pam, Clegg ouviu grunhidos e cacarejos vindos do lado de fora. “Perguntei como estavam os porcos e galinhas da família. O Valia (pai da família) foi um dos diversos fazendeiros que receberam assistência da World Animal Protection, com suprimentos e ração, logo após o ciclone".

"Ficamos muito felizes quando vimos que a nossa ajuda permitiu que ele e os outros fazendeiros conseguissem diminuir o sofrimento desses animais. Os porcos e as galinhas também estavam saudáveis e com melhores condições de vida”, complementa.

A família de Valia irá manter contato com a World Animal Protection pelos próximos anos. Assim, teremos notícias da pequena Pam. Clegg atenta para a importância da guarda responsável de animais:

“A Pam sobreviveu graças a cuidados veterinários, mas a sua recuperação só foi tão positiva assim, porque ela tinha o amor e a preocupação genuína de Valia com o seu bem-estar”. 

De onde vem esse peixe?

Colômbia é o maior consumidor da piracatinga brasileira. Comércio é o principal responsável pela lorte de botos

A compra de piracatinga contribui com o assassinato de um dos animais mais icônicos da Amazônia. E os colombianos têm o direito de saber o que, de fato, estão...