World Animal Protection envia equipes para proteger animais em desastres em Cabo Verde e Filipinas

16/12/2014

Após o tufão Hagupit atingir as Filipinas e erupções vulcânicas destruir parte da Ilha de Fogo, em Cabo Verde, nossas equipes de atendimento em situações de emergência foram enviadas para proteger os animais.

"Mais de 15,000 animais estão suscetíveis a níveis extremos de estresse, a doenças e à má nutrição e precisam urgentemente da nossa ajuda"

No início do mês, o tufão Hagupit atingiu as Filipinas, trazendo consigo a memória devastadora do supertufão Haiyan – o mais mortal da história recente das Filipinas. Na época, em 2013, a World Animal Protection atendeu, alimentou e protegeu os animais sobreviventes do desastre e com a passagem do Hagupit há poucos dias, a nossa equipe de atendimento em situações de emergência foi novamente ativada. 

Felizmente, o impacto deste tufão não foi tão severo quanto o do ano passado. Ainda assim, a ilha de Masbate, que fica no centro das Filipinas, acabou parcialmente destruída – e com milhares de animais à espera de ajuda. 

A nossa equipe da região Ásia-Pacífico está alocada na ilha de Masbate e irá trabalhar junto às autoridades locais e a veterinários voluntários para levar alimento, remédios e tratamento às áreas rurais de mais difícil acesso. Mais de 15,000 animais – entre eles bois, ovelhas, cabras e búfalos – estão agora suscetíveis a níveis extremos de estresse, a doenças e à má nutrição e precisam urgentemente da nossa ajuda. 

A ilha de Masbate é uma das províncias mais pobres das Filipinas e seus moradores dependem da agricultura e desses animais para sua sobrevivência. Nossa avaliação inicial demonstrou que, nas áreas mais afetadas, até 90% das famílias mantinham animais de produção – como galinhas, cabras ou bois. Sem a nossa atuação imediata, tanto os animais quanto as comunidades sofreriam imensamente. 

Erupções vulcânicas em Cabo Verde

Conforme comunidades nas Filipinas se recuperam do impacto do tufão Hagupit, a 15.000 km dali animais estão sofrendo de forma igualmente devastadora. Na ilha do Fogo, em Cabo Verde, amplas áreas foram destruídas por erupções vulcânicas – devido aos avanços do rio de lava e também ao intenso depósito de cinzas. Os moradores da região foram evacuados para áreas mais seguras, mas infelizmente milhares de animais não puderam acompanhar e permanecem em setores vulneráveis da ilha. 

Uma segunda equipe da World Animal Protection foi enviada à ilha do Fogo para oferecer atendimento emergencial e auxílios aos animais deixados para trás. Atuando junto às autoridades locais, esperamos proteger o máximo de vidas que pudermos. 

Os animais de Cabo Verde

Em Cabo Verde, comunidades inteiras foram isoladas e destruídas pelo avanço do rio de lava: as erupções do Pico do Fogo forçaram milhares de pessoas e animais a deixar seus lares. Como resultado, muitos animais estão estressados e carentes de cuidados veterinários. Confira abaixo as fotos e alguns relatos da nossa equipe sobre os primeiros dias de atendimento.  

Um dos animais tratados pela equipe da World Animal Protection foi esta cabra de 3 anos (à esq. e centro), a Faísca. Ela estava sofrendo de mastite severa e não conseguia alimentar sua recém-nascida, a quem deu à luz apenas 6 horas antes. Ao centro, o seu dono Augustino Pires (30) a acalma enquanto o Dr. Vasquez administra medicação. Ainda com as pernas tremendo, a filhote deu os primeiros passos diante da nossa equipe. A cabritinha recebeu o nome de Sergina e está sendo alimentada por outras cabras da família Pires enquanto a mãe se recupera.

Cachorro da família Pires, Piloto se animou com sua primeira boa refeição desde o desastre. Forçado a deixar seu antigo lar devido às erupções vulcânicas, o animal de 4 anos apresentava sinais de infecção parasitária e má nutrição. Nós fornecemos comida e vermífugos para ele. À esquerda, na foto, Gerardo Huertas coloca vermífugo em uma pequena porção da ração que fornecemos, auxiliado pelo Dr. Sergio Vasquez e por um veterinário local voluntário, Dr. Carlos.

Ainda estressados por conta da evacuação, os animais em Cabo Verde enfrentam uma situação de extrema seca e estão vulneráveis a infecções e a diferentes doenças. À esquerda, Domingues Gomes Santos acalma a sua vaca, Rabina, enquanto o Dr. Vasquez administra antibióticos e vitaminas para melhorar sua imunidade. Ao centro, uma das cabras vermifugadas e tratadas pela nossa equipe, muitas delas por infecções paratisárias e mastite. À direita, magra e apresentando sinais de estresse, a gata de 2 anos Chaina não demora para limpar o prato de ração que oferecemos.

De partir o coração: durante o atendimento às comunidades impactadas pelas erupções vulcânicas, a nossa equipe encontrou este cão malnutrido e gravemente ferido. Deslocado durante o desastre, ele acabou entrando no território de outros grupos de cachorros e sendo atacado. Imediatamente o alimentamos, desinfetamos suas feridas e lhe demos tetraciclina, um antibiótico de longa duração. Ele está recebendo cuidados de um morador local e a nossa equipe irá acompanhar a sua recuperação. 

Acompanhe

Siga a World Animal Protection no Twitter e no Facebook e mantenha-se atualizado sobre os resgates.