pig in cage

Casos de COVID-19 ameaçam bem-estar de animais de fazenda

Notícias

Avanço da doença entre trabalhadores da pecuária já provocou fechamento de quatro plantas de produção; milhões de animais podem estar em perigo

O aumento de casos de COVID-19 entre funcionários do setor pecuário tem afetado o funcionamento de granjas e frigoríficos no Brasil, que correm o risco de fechar suas portas a qualquer momento. Para os milhões de animais criados para consumo no país, isso pode significar um imenso sofrimento.

Não é a primeira vez que uma crise impacta diretamente os animais de fazenda no Brasil. Em 2018, milhões foram privados de alimento, água e medicamentos por conta da greve nacional dos caminhoneiros. Durante a paralisação, foram registrados até mesmo casos de canibalismo causados pela fome e pelo aumento da população de animais nas instalações de criação.

Nossa preocupação agora é que, com a pandemia do novo coronavírus, essa situação se repita. Por essa razão, estamos cobrando uma resposta rápida do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e de outras instituições do setor para proteger esses animais.

Enviamos um ofício ao MAPA, solicitando que os órgãos responsáveis orientem produtores, empresas e processadoras para que criem um plano de contingência que:

  • garanta de que todos os animais recebam água e ração em quantidade e qualidade adequadas;
  • garanta o reparo de falhas elétricas no prazo máximo de oito horas, pois a falta de energia elétrica pode levar à morte de muitos animais por calor ou frio, principalmente aves e porcos;
  • contenha um plano de transporte para abate dos animais em outros frigoríficos, caso aqueles que são utilizados normalmente tenham reduzido suas operações;
  • contenha de um plano de biosseguridade para proteger seus funcionários e evitar a disseminação da COVID-19 e, assim, também proteger os animais do sofrimento causado pela falta de pessoas para cuidar deles.

Confira aqui o ofício na íntegra

Soluções sustentáveis e humanitárias

Infelizmente, alguns países estão utilizando métodos desumanos para lidar com os animais em instalações de criação industrial durante a pandemia.

Estima-se, por exemplo, que mais de 10 milhões de aves já foram mortas por afogamento com espuma à base de água nos Estados Unidos até o momento – e outros milhões de animais podem ter o mesmo destino nos próximos meses.

Acreditamos que o sacrifico de animais de fazenda para redução da população em granjas e fazendas não é a solução para o problema. Por isso, seguiremos pressionando os governos e empresas do setor para que busquem soluções sustentáveis e humanitárias para combater os impactos da COVID-19 nos animais de fazenda.

Acompanhe nossas ações em nossas redes sociais e receba nossas atualizações por e-mail. Inscreva-se aqui