snake

Coronavírus: China proíbe comércio de animais silvestres

Notícias

Apoiamos essa decisão, que manterá as pessoas seguras e protegerá milhões de animais

As autoridades da China anunciaram neste domingo (26) uma proibição temporária do comércio de animais silvestres, após o surto de infecção por um tipo de coronavírus na cidade de Wuhan. Até o momento, 81 pessoas já morreram no país.

Embora a origem do vírus ainda seja desconhecida, cientistas chineses acreditam que a transmissão pode ter ocorrido de cobras para humanos. Isso porque os répteis em cativeiro podem ser portadores de patógenos que também infectam as pessoas.

Essa não é a primeira vez que a transmissão de doenças de animais silvestres para humanos tem sido a causa de graves epidemias. Por isso, apoiamos a decisão da China de proibir, nacionalmente, o comércio de animais silvestres em resposta ao surto mortal do coronavírus. A proibição também impedirá o sofrimento de milhões de animais silvestres em todo o país.

"Esperamos que essa decisão seja permanente e estendida a todas as importações e exportações de animais silvestres para ajudar a prevenir futuras crises desse tipo. Os animais silvestres pertencem à natureza. Essa proibição da China nos ajudará a mantê-los lá", afirma Kate Nustedt, nossa diretora global de vida silvestre.

Na China, é comum encontrar animais silvestres à venda em mercados. As condições cruéis a que esses animais são submetidos são propícias para o surgimento de epidemias.

As cobras, por exemplo, são capturadas na natureza e transportadas juntas em sacos ou pequenas gaiolas ou são reproduzidas intensivamente em viveiros, onde são mantidas em espaços precários e superlotados. Esses locais se tornam verdadeiras incubadoras para a mutação de patógenos, que se tornam mais resistentes e podem ser transmitidos para outras espécies de animais e também para humanos.

"Existem medidas muito simples que todos podemos tomar para evitar futuros surtos, como parar de comprar qualquer animal silvestre, vivo ou morto. Seja uma cobra, um pássaro ou qualquer outra espécie silvestre. Animais silvestres pertencem à natureza. Para um animal silvestre, a vida como animal de estimação é cruel e pode levar a graves surtos de doenças transmissíveis a humanos, como esse que estamos vendo em Wuhan", explica Kate.

A proibição irá prevenir o sofrimento de milhões de animais silvestres