O uso irresponsável de antibióticos na pecuária industrial intensiva precisa acabar!

Atualmente, 75% de toda a produção mundial de antibióticos são usadas em animais de produção, principalmente suínos e frangos.

Nas criações industriais intensivas, os animais são mantidos em condições que desrespeitam suas necessidades e comportamentos naturais. Além das más condições de manejo, como a baixa qualidade sanitária, os animais deste sistema são:

  • Submetidos a mutilações dolorosas, principalmente castração cirúrgica, corte de cauda e clipagem de dentes;
  • Separados precocemente de suas mães, com desmame precoce;
  • Mantidos em ambientes superlotados e sem estímulos.  

Diante dessa realidade, os antibióticos são utilizados não só para tratamento de infecções reais e presentes (uso terapêutico), mas também para prevenir doenças de forma massiva (uso preventivo) e até mesmo para promover o crescimento dos animais.    

Essa administração exagerada e irresponsável contribui para aumentar o processo natural de seleção dos microrganismos e causa o aparecimento de gerações de bactérias multirresistentes, a chamada Resistência Antimicrobiana (RAM)

Precisamos acabar com isso

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deve proibir o uso irresponsável de antibióticos em animais de fazenda e exigir melhores práticas de bem-estar animal criações industriais intensivas. 

Para isso, precisamos do seu apoio assinando nossa petição.

Assine a petição

Em 2023, vamos protocolá-la junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA solicitando a proibição do uso de antibióticos de forma profilática (preventiva) e como promotor de crescimento, assim como a adoção dos Padrões Mínimos de Bem-estar definidos no FARMS Initiative em suas normas específicas para cada espécie.

Faça a sua parte!

Peça ao Governo Federal que ponha fim ao uso irresponsável de antibióticos em animais de fazenda e adote melhores práticas de bem-estar animal.

Todos os animais merecem uma vida sem sofrimento

chickens farm