A guarda responsável evita o abandono e a matança desumana

A guarda responsável faz cães mais felizes e também ajuda a evitar que mais animais sofram nas ruas. Ao vacinar e esterilizar seu cão, você evita que outros sejam mortos por programas de controle de população canina cruéis e desumanos.

Cuidar de um cachorro é um compromisso para toda a vida do animal, que pode variar entre 10 e 15 anos. Seu tutor tem a responsabilidade de assegurar seu bem-estar. Sua falta de comprometimento pode levar ao abandono do cão, agravando ainda mais o problema da população de cães sem dono nas comunidades.

Construir um mundo onde homens e cães vivam em harmonia é responsabilidade de todos. Faça sua parte.

Os cães, assim como os humanos, têm necessidade básicas de sobrevivência.

Mas você não quer que seu cão apenas sobreviva. Você quer que ele seja o mais feliz e saudável possível.

Passear diariamente, dar a alimentação adequada e manter a vacinação em dia são algumas das atividades que você deve realizar para fazer seu cão mais feliz. Sugerimos 10 ações para garantir o bem-estar do seu cachorro:

  • Esterilização: também conhecida como castração, a esterilização traz benefícios para a saúde do seu cão, além de evitar a superpopulação de cães e o abandono desses animais.
  • Vacinação: vacine seu cachorro todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.
  • Cuidados com a saúde: além de manter a vacinação em dia, faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu cão.
  • Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Grave seus dados de contato na placa de identificação presa à coleira. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão pelo Médico Veterinário, para facilitar sua identificação.
  • Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.
  • Oferecer um abrigo: se seu cachorro vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.
  • Brincadeiras e exercícios: passeios são importantes para todos os cães, pois permitem que eles se exercitem física e emocionalmente. As brincadeiras os estimulam mentalmente. Eles gostam de recuperar, esconder e procurar objetos.
  • Liderança amorosa: de reforços positivos. Estabeleça limites e recompense o cão quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu cão se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.
  • Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.
  • Higiene e combate de parasitas: escove seu cão e dê banhos com frequência. Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim, e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.

 

Saiba mais sobre nosso trabalho com governos e comunidades.

Acompanhe nosso trabalho de proteção aos cães ao redor do mundo.

Confira as últimas notícias sobre bem-estar e guarda responsável de cães.

Compartilhe

WhatsApp