Pai e filho sentados no sofá com um controle de TV nas mãos

5 conteúdos sobre animais para assistir na Netflix com as crianças

Blog

Por

Aproveite a quarentena em família para aprender – e ensinar – sobre a importância dos animais para o planeta

A televisão tem sido sua aliada para entreter as crianças durante o isolamento social?

Então confira nossa pequena seleção de conteúdos disponíveis na Netflix que vão fazer as crianças amarem ainda mais os animais – e aprenderem sobre importância de protegê-los:

1. “Tainá e os Guardiões da Amazônia”

O desenho animado conta a história de Tainá, uma indiazinha que vive na floresta amazônica e está sempre disposta a ajudar os animais que se metem em encrencas.

No episódio 8, por exemplo, a mensagem de que os bichos merecem viver livres na natureza fica bem clara: o chamado vem de uma arara-azul que viu sua filha ser presa em uma gaiola por um garoto. Com ajuda de sua equipe (Pepe, o urubu-rei, Suri, a ouriço, e Catu, o macaco), Tainá convence o menino de que a ave deve voltar para a família dela. O episódio termina com uma canção com o refrão “bicho livre é lindo, bicho lindo é livre”.

Conheça um pouquinho do que se trata a animação:

2. “Procurando Nemo”

A animação da Pixar é bem conhecida, mas não custa reforçar sua narrativa em prol do bem-estar animal. O peixinho Nemo é capturado em pleno oceano e vai parar no aquário de um dentista, de onde tenta fugir a todo custo. Merece destaque a caracterização dos companheiros de Nemo no aquário, que carregam marcas físicas e psicológicas de suas vidas em cativeiro. Por exemplo: o peixe com uma cicatriz causada por um anzol, outro que desenvolveu pânico por bolhas e a estrela-do-mar que aprendeu a ler.

Só de assistir ao trailer já dá vontade de preparar a pipoca e correr para a TV, não é mesmo?

3. “Bita e os Animais”

Nessa série de clipes musicais, cada canção trata de um ambiente específico e seus bichos: fazendinha, fundo do mar, safári, época dos dinossauros etc. As canções são educativas e muito lúdicas. Pode ter certeza de que algumas vão “grudar” na cabeça da família toda, como a já famosa “Bom dia, o sol já nasceu lá na fazendinha...”.

No clipe abaixo, por exemplo, eles falam sobre o verde das florestas:

Os clipes também estão disponíveis no canal do Youtube "Mundo Bita".

4. “Nosso Planeta”

Uma série de documentários com animais que abordam temas sobre ciência, natureza e ecologia. Os maiores poderão entender melhor as rotinas dos animais e ficar mais tempo assistindo, enquanto os pequenos vão adorar ver leões, elefantes, girafas e outros animais “de verdade”. Cada episódio trata de um habitat, como mar, floresta tropical, savana, água doce e outros.

Dá uma olhada no quão incrível são as imagens desse documentário:

5. “Dança dos Pássaros”

Dos mesmos criadores de "Nosso Planeta", esse minidocumentário (a duração é de aproximadamente 50 minutos) mostra cenas de diferentes passarinhos na natureza. A locução apresenta os movimentos e interações dos animais como se fosse uma dança – daí o título do documentário. As crianças dificilmente assistirão o vídeo de por completo de uma só vez, mas podem se entreter com as cenas coloridas e os voos dos pássaros.

Infelizmente, o canal da Netflix Brasil ainda não disponibilizou uma versão legendada do trailer. Mesmo sem legendas, dá para se ter uma ideia do que o filme traz: