Panda

5 curiosidades sobre os pandas

Blog

Por

Aprenda mais sobre os comportamentos e o habitat desse urso incrível!

Você sabia que o panda-gigante, também conhecido como panda ou urso panda, não é a única subespécie de panda?

Conheça essa e outras curiosidades sobre esse fantástico animal! 

1. Pandas são solitários

Ursos panda adultos são conhecidos por serem bastante solitários, exceto durante a fase de procriação. As fêmeas, particularmente, gostam do seu espaço e normalmente são mais territorialistas. A maioria dos pandas protege e mantém um território de 3,21 quilômetros quadrados

2. Pandas comem o tempo todo

Os pandas são os únicos entre os ursos que são completamente herbívoros e praticamente só comem bambu! E como a celulose do bambu não produz muita energia, os pandas precisam se alimentar com muita frequência.

Red Panda

3. Existem duas subespécies de panda

A subespécie de panda mais conhecida é a do panda-gigante, que representa a maioria dos pandas existentes no mundo atualmente. Eles podem ser encontrados na região de Sichuan, na China - ou, infelizmente, em cativeiro.

A outra subespécie de panda é mais rara e existe apenas nas Montanhas Qinling, na região de Shaanxi (China). Essa subespécie é um pouco menor que o panda-gigante comum e seu pelo é marrom e branco, em vez de preto e branco.

Nenhuma dessas duas subespécies é igual ao panda-vermelho (também chamado de "panda-menor"), que é um primo mais distante do panda-gigante e está em risco de extinção.  

Red Panda

4. Os bebês de pandas estão entre os menores filhotes de mamíferos

Devido ao curto período de gestação, os bebês pandas nascem pesando apenas 120 gramas. Na verdade, eles são os menores filhotes de qualquer mamífero placentário (em relação ao tamanho da mãe).

Além disso, os filhotes nascem cegos e quase indefesos, precisando de cuidados intensivos de suas mães durante os primeiros meses de vida.

5. Eles precisam da sua ajuda!

Embora esses fatos sejam divertidos de aprender, eles não mudam a triste realidade de que, historicamente, os pandas-gigantes estão seriamente ameaçados. Esforços de conservação bem-sucedidos na China, para proteger os pandas selvagens e suas florestas de bambu, ajudaram a melhorar a classificação desses animais, que estava "em perigo" e passou para "vulnerável" em 2016. 

Enquanto zoológicos e outras organizações em todo o mundo coordenam programas de reprodução em cativeiro de pandas para garantir que a espécie continue existindo, essa opção não é tão boa como protegê-los na natureza.

A vulnerabilidade dos pandas é resultado de centenas de anos de caça ilegal. O tráfico e o comércio de animais silvestres continuam prejudicando não só os animais, mas também colocam em risco o meio ambiente e a nossa saúde.

Ao apoiar nosso trabalho e se posicionar contra todas as formas cruéis do comércio de animais silvestres, você nos ajuda a proteger os animais.

Enquanto zoológicos e outras organizações em todo o mundo coordenam programas de reprodução em cativeiro de pandas para garantir que a espécie continue existindo, essa opção não é tão boa como protegê-los na natureza.Embora esses fatos sobre os pandas sejam divertidos de aprender, eles não mudam a triste realidade de que, historicamente, os pandas-gigantes estão seriamente ameaçados. Esforços de conservação bem-sucedidos na China, para proteger os pandas selvagens e suas florestas de bambu, aju