baleia embaixo d'água, em alto mar

6 razões para não apoiar mamíferos marinhos em cativeiro

Blog

Por

6 razões para não apoiar mamíferos marinhos em cativeiro

Ver um golfinho ou uma baleia fazer truques num tanque parece divertido? Pois saiba que não é bem assim. O que parece inofensivo, na verdade, é crueldade com os animais. Mamíferos marinhos em cativeiro passam por uma vida de sofrimento, que inclui de instalações inadequadas a maus-tratos físicos e psicológicos.

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Baleia e neste dia queremos declarar nossa admiração por esses animais, explicando por que você deve evitar o turismo de entretenimento com mamíferos marinhos.

1. Presos em cativeiro, eles sofrem com vários problemas de saúde específicos da vida em cativeiro, incluindo estresse extremo, comportamentos neuróticos e níveis anormais de agressividade. Engana-se quem pensa que o golfinho está sorrindo: aquele é apenas o formato de sua mandíbula.

2. Em aquários e delfinários, mamíferos marinhos são confinados em tanques 200 mil vezes menor do que o espaço que eles teriam em seus habitats naturais. Em termos de comparação, na natureza baleias e golfinhos nadam de 50 a 225 km por dia, a velocidades de até 50 km por hora, e mergulham centenas de metros de profundidade.

3. Golfinhos nariz-de-garrafa têm 6 vezes mais chances de morrer imediatamente após serem capturados na natureza e quando são transportados entre instalações.

4. Em cativeiro, eles são separados de suas mães ainda com poucos meses de vida, quando na natureza eles permanecem juntos por no mínimo 3 ou 4 anos.

5. Em delfinários estes animais são privados de comida para que possam ser treinados.

6. Menos de 10% dos zoológicos e aquários estão envolvidos em programas de conservação relevantes.