Arara Azul dentro de uma caixa de madeira, em uma árvore, no Instituto Arara Azul

7 dicas de locais turísticos que são éticos com os animais silvestres

Blog

Por

Separamos alguns destinos que você pode visitar para ver os animais selvagens em seus habitats e expressando seus comportamentos naturais.

Quem não vê a hora da pandemia acabar para botar o pé na estrada? 

Para ajudar quem, assim como eu, adora fazer ecoturismo, fiz uma lista com 7 sugestões de atividades e destinos que, de fato, respeitam os animais. Ou seja: nada de animais em cativeiro, de contato direto com os animais, nem de alimentá-los e muito menos tirar selfies.

Birdwatching

Você pode começar com a observação de aves – também chamada de birdwatching. Para essa atividade, não é preciso nem fazer uma longa viagem. É possível “passarinhar” mesmo numa área urbana que tenha vegetação por perto.

Em São Paulo, onde eu moro, indico a região da USP, o Parque Ibirapuera e o Parque Estadual da Cantareira para ver e ouvir uma grande diversidade de pássaros. Leve um bom binóculo e disposição para caminhar. Para estes locais também existem livros, que podem ser comprados pela internet, que servem como guia para identificar as aves, o que torna a experiência bem mais divertida. 

Se preferir, você pode até contratar um profissional especializado em aves – ornitólogo –, que poderá te guiar pelas trilhas e dar uma verdadeira aula sobre as espécies e seus comportamentos.

No Guia Birding Brasil você encontra uma lista completa de destinos em que é possível observar aves. Nos sites wikiaves e ebird é possível encontrar várias informações sobre o universo da observação de aves. As informações, como fotos, locais de ocorrência e os sons de cada espécie, são coletadas e compartilhadas pelos próprios observadores, .

Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

O Pantanal, pra mim, é o grande destino para observar animais silvestres no país, pois é onde vivem os grandes animais brasileiros – e numa quantidade enorme. Basta uma saída para o campo para conseguir observar uma grande diversidade de aves e uma grande quantidade de jacarés, capivaras, antas, cachorros-do-mato, entre outros.

Com paciência e um pouco de sorte você vai até conseguir observar grandes felinos, como onças-pintadas e jaguatiricas.

Além disso, também recomendo os dois roteiros de turismo do Instituto Arara Azul.

Bonito (Mato Grosso do Sul)

Bonito é outro destino nacional importante se o objetivo é ver animais silvestres. Você pode aproveitar para mergulhar e flutuar nos rios – a transparência das águas e a diversidade de peixes da região são de tirar o fôlego! Se for aos balneários, tipo de atração bem comum na região, não alimente os animais silvestres e não tire selfies com as araras (experiência muito popular dentro dos balneários). As araras pertencem à natureza e não vieram a esse planeta para servir como acessório para fotos.

A menos de 1 hora de carro de Bonito, recomendo que você aproveite a viagem para visitar o Buraco das Araras, no município de Jardim, onde você encontrará uma enorme cratera de onde é possível avistar, principalmente, araras-vermelhas.

Parque do Mindu em Manaus
Foto: buracodasararas.com.br

Mas atenção: não visite o Projeto Jiboia, que explora cobras em cativeiro para fins comerciais e turísticos. Na prática, o local serve apenas para lucrar às custas do sofrimento de várias espécies de cobras, além de deseducar os visitantes. Espera, você não sabia que as cobras sofrem?

Assista ao nosso minidocumentário e entenda melhor. Mas, em resumo: não vá e não recomende!

Rota da Baleia Franca (Santa Catarina)

Todos os anos, centenas de baleias-francas chegam ao nosso continente, fugindo das águas geladas da Antártida. No estado de Santa Catarina, foi criada uma rota com os melhores pontos de observação desses animais, que fica entre as cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Parque do Mindu em Manaus
Foto: Julio Cesar Vicente

Na região é possível observar as baleias a partir de expedição embarcada ou em terra. Eu e a Proteção Animal Mundial recomendamos especialmente a observação em terra, visto que não afeta o comportamento dos animais. Em outras palavras, esta é a melhor forma para se observar baleias, sem causar impactos negativos para o bem-estar e para a conservação das espécies do grupo.

Associação Mico-Leão-Dourado (Rio de Janeiro)

A alguns quilômetros da capital do Rio de Janeiro, a Associação Mico-Leão-Dourado dá um ótimo exemplo de experiência turística responsável com animais selvagens. Isso porque o passeio é realizado de acordo com as melhores práticas, que inclui: educação ambiental, observar os animais em seu habitat, ir em grupos silenciosos, sem tocar e nem alimentar os micos.

Parque Nacional das Emas (Goiás)

No Parque Nacional das Emas é possível observar animais típicos do Cerrado, como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados, entre outros. Durante passeios de carro, é permitido descer e observar à distância os bichos de grande ou pequeno porte e os cupinzeiros espalhados por todo o parque.

O Parque Nacional das Emas é uma Unidade de Conservação da Natureza – UC, uma área protegida por lei onde as atividades humanas permitidas são aquelas alinhadas com a proteção do meio ambiente, como por exemplo o ecoturismo e a pesquisa científica.

No Brasil, temos muitas Unidades de Conservação, que estão em todos os estados. Nessas áreas, o turismo com animais é praticado de maneira responsável e os visitantes podem observar os animais silvestres livres, na natureza.

Parque Municipal do Mindu (Amazonas)

Este é um parque urbano no meio da cidade de ManausCom sorte e atenção, você conseguirá observar mamíferos como cutias e pacas, além de bichos-preguiça e macacos, como o sauim-de-coleira – que ocorre apenas na capital amazonense e está em risco de extinção.

Parque do Mindu em Manaus
Foto: Tereza Cidade

Estas são apenas algumas dicas!

Lembre-se sempre que o nosso Brasil é um dos melhores lugares do mundo em ecoturismo e observação responsável de animais livres na natureza. Então nada de financiar a crueldade animal, ein?