Gato preto, com manchas brancas, à esquerda, deitado dentro de uma caixa de papelão e olhando para um gato amarelo, que está deitado em outra caixa de papelão, à direita, com o pescoço inclinado para trás, olhando para a câmera.

7 dicas para divertir os gatos durante a quarentena

Blog

Por

Para diminuir o estresse dos gatos com mais gente dentro de casa, crie uma rotina de brincadeiras para deixá-lo mais relaxado.

Gatos adoram rotina e, algumas vezes, são muito apegados ao seu território. Por isso, nessa fase de isolamento social para conter o coronavírus, ter mais gente dentro de casa pode ser um desafio para eles.

Ao mesmo tempo que adoram ter seus tutores por perto para ganhar mais colo e carinho, os gatos também podem ficar estressados com a “lotação” da casa.

Para deixar a rotina mais leve para todo mundo, você pode – e deve! – se divertir com brincadeiras bem fáceis de fazer com seu gato. Isso vai mantê-lo saudável e ativo e, de sobra, vai aumentar os laços de afeto entre vocês.

Confira algumas ideias de brincadeiras que você pode começar a fazer hoje mesmo:

1. Playground indoor

Gatos adoram altura e arranhar. Eles vão ficar mais entretidos se tiverem lugares para escalar, subir e “afiar” suas unhas. Você pode construir desde simples prateleiras pela casa até um playground completo, com pontes, escadas, arranhadores e nichos para eles dormirem bem escondidinhos. Na falta de madeira ou outro material, experimente construir algumas estruturas como papelão ou materiais recicláveis que costumamos ter em casa.

2. Correr atrás de uma fita

Amarre uma pena, um pequeno sino ou até mesmo uma espécie de “bola” de lã na ponta de uma fita de cerca de um metro de comprimento e veja como seu gato vai se entreter ao caçá-la! Movimente a fita pela, fazendo-o correr e, quando ele conseguir agarrar o objeto, deixe-o brincar por um tempo para que não fique frustrado.

Veja como fazer uma varinha para o seu gato brincar:

3. Espalhe bolinhas pela casa

Alguns gatos se divertem bastante com bolinhas – até mesmo com as de papel. Espalhe algumas pela casa para que ele se divirta sempre que estiver passando e encontrá-las. 

Quer inovar na criação da bolinha? Então olha só essa dica do Manual Pet:

4. Caixas e mais caixas

Quer deixar um gato feliz? Então espalhe caixas de diferentes tamanhos pela casa! Com certeza, ele pode entrar nelas para tirar uma soneca, brincar ou até mesmo arranhar. Para variar a brincadeira, você pode fazer buracos nas caixas.

Se quiser aprimorar esse passatempo, prenda tampas de garrafa nas caixas.

5. TV ligada no canal de natureza

Alguns gatos adoram ver vídeos de pássaros e peixes. Eles tendem a olhar para a TV e seguir os movimentos dos animais, miar e até bater com as patas na tela.

Existem alguns vídeos como esse aqui embaixo que também são ótimos para entreter os bichanos:

Basta procurar por “vídeo para gatos” no YouTube para escolher qual você prefere.

6. Laser

Vá a um cômodo escuro, aponte um laser vermelho para uma parede e deixe seu gato “caçar” a luz. Para incrementar a atividade, você pode jogar um petisco na direção do laser. Nesse caso, acenda a luz do cômodo enquanto ele come. Essa brincadeira, apesar de divertida, deve ser feita por pouco tempo para não gerar frustração e estresse no seu gato.

Não esqueça de registrar a brincadeira para garantir as risadas depois!

via GIPHY

7. Jogo de petiscos

Você pode criar uma espécie de tabuleiro com papelão e rolos de papel higiênico ou de papel toalha. Basta colocar os rolos dentro de uma caixa de papelão – que deve ter um tamanho médio. Com a estrutura pronta, coloque petiscos dentro dos rolos de papel e deixe o gato encontrá-los. Essa brincadeira vai ser um desafio divertido para eles.