Mamalasa the orangutan high up in a tree at Borneo Orangutan Survival Sanctuary

8 fatos sobre os orangotangos

Blog

Por

Aprenda algumas coisas sobre uma das maiores espécies de primatas.

Apesar dos orangotangos serem populares, a realidade é que eles são incrivelmente raros - a ponto de estarem ameaçados de extinção. Por isso, separamos 8 fatos que você deve saber sobre eles - incluindo o motivo que os coloca em risco de extinção.

  1. Os orangotangos passam a maior parte do tempo sozinhos, nas árvores de florestas tropicais (seu habitat natural), esperando até que seja hora de acasalar para encontrar outros de sua espécie.
  2. Eles são os maiores mamíferos que vivem em árvores e podem atingir até 1,5m quando ficam em pé.
  3. Eles podem ser encontrados apenas em dois lugares no mundo: na ilha de Sumantra, na Indonésia, e na ilha de Bornéu, nas partes malaias e indonésias.
  4. Os pássaros não são os únicos animais que constroem ninhos. Os orangotangos também constroem para dormir nas árvores em que vivem.
  5. Os orangotangos são onívoros, mas comem principalmente frutas. 

  6. Se não mudarmos o modo como interferimos no meio ambiente, corremos o risco de, em breve, perder os orangotangos. Isso porque os cientistas estimam que as mudanças climáticas e a redução de espaço de terra destruirão entre 68% e 81% do habitat remanescente dos orangotangos até 2080.

  7. As duas espécies de orangotango estão ameaçadas de extinção. O orangotango de Bornéu está listado como Ameaçado e o de Sumatra está listado como Criticamente Ameaçado.

  8. O comportamento humano está destruindo o habitat dos orangotangos. Como eles dependem muito das árvores, os orangotangos ficam vulneráveis aos efeitos da exploração madeireira.

O comportamento humano está destruindo o habitat dos orangotangos. Como eles dependem muito das árvores, os orangotangos ficam vulneráveis aos efeitos da exploração madeireira.