Tutor com seu cão no jardim, abaixando, abrançando-o

Adoção em tempos de pandemia: o que você precisa saber

Blog

Por

Cães e gatos podem trazer apoio emocional e conforto e apoio emocional nestes tempos difíceis de isolamento social

Brincar com nossos cães e gatos, cuidar deles, dar e receber carinho são atitudes que ajudam a dar mais leveza ao nosso cotidiano... Principalmente nesses tempos de isolamento social, em que conviver com um animal de estimação pode, de fato, ser um conforto e trazer mais alegria para nossas vidas.

Parece que, felizmente, mais gente está percebendo isso! Recentemente, algumas ONGs e protetores de animais identificaram um aumento de até 50% nas adoções de cães e gatos.

Uma boa notícia, né?

São muitos cães e gatos esperando por um lar amoroso. No Brasil, dos mais de 170 mil animais sob cuidados de ONGs e grupos que atuam com proteção animal, 96% (cerca de 165 mil) são cães e 4% (cerca de 6.800) são gatos*.

Adoção responsável

Mas é preciso estar atento para que a solidão do período de isolamento não seja o único motivo para a adoção. Antes de se decidir, pense na sua rotina pós-quarentena e reflita se cuidar de um cão ou gato estará em seus planos futuros.

Faça sempre uma adoção responsável e muito bem pensada. Cães e gatos podem viver mais de 15 anos e temos de estar preparados para cuidar deles durante toda sua vida.

Se perceber que não pode se responsabilizar por animal, mas ainda quer ajudar, aproveite suas (rápidas) saídas para deixar água e ração na calçada para os animais de rua.

Outra opção é ajudar uma ONG de sua cidade, doando alimentos, produtos veterinários ou até mesmo dinheiro. Além disso, algumas organizações estão precisando de lares temporários, ou seja, você pode hospedar um animal até que ele encontre uma família definitiva.

Ajude como puder, com amor e responsabilidade.

*Fonte: Instituto Pet Brasil, 2019