Caption: A captive Sumatran tiger in an Australian zoo. Credit Line: Shannon Plummer

Animais fantásticos: tigres

Blog

Por

Sua imagem, simbolizando poder e ferocidade, foi usada por reis, países e militares por séculos. Mas você sabia que os tigres têm um lado sensível e protetor e também são ótimos nadadores?

Nosso mundo simplesmente não seria o mesmo sem eles. Esses animais majestosos percorrem as selvas, pastagens e paisagens geladas da Terra há mais de 2 milhões de anos. Conheça mais sobre esses felinos incríveis:

Pensando grande

O tamanho de um tigre varia entre as espécies, mas alguns adultos podem chegar a até três metros de comprimento e quase 300 kg de peso. Mas esse tamanho não os torna mais lentos. Eles podem se mover a até 45 km/h para caçar suas presas.

Como os tigres são grandes animais, precisam de grandes territórios. Eles caminham até 32 km por noite em busca de comida, que podem ser animais como búfalos, porcos selvagens e antílopes.

Os tigres são exímios nadadores, com suas grandes patas palmadas e corpos musculosos. Há registros de tigres nadando até 29 km em rios.

Ikke to tigre er ens - alle har unikke mønstre af striber og farver

Encontros românticos

Essas criaturas icônicas são animais naturalmente solitários. Os adultos interagem na selva apenas para lutar por seu território ou para acasalar.

Os tigres informam uns aos outros que estão prontos para o acasalamento rugindo e chamando. É um momento bem barulhento, pois o rugido de um tigre pode ser ouvido a três quilômetros de distância. Mas depois que eles respondem ao chamado um do outro, machos e fêmeas passam vários dias juntos e são conhecidos por acasalar com frequência durante todo esse tempo.

Cuidando do filhote

As tigresas são mães muito protetoras. Elas trabalham duro para manter seus filhotes protegidos do perigo e de ataques de outros animais selvagens como cobras, lobos ou até mesmo outros tigres.

A gestação de uma tigresa dura aproximadamente três meses e meio e uma ninhada média contém de dois a três filhotes, embora possa chegar a seis. Cada filhote tem seu próprio padrão de cores e listras em sua pele e pelagem. Dois tigres nunca serão iguais.

As mamães tigresas se preparam para o nascimento de seus filhotes fazendo tocas em fendas, cavernas, gramíneas densas ou árvores ocas. Elas são tão boas em esconder e proteger seus bebês que poucos cientistas já viram filhotes muito jovens na natureza.

No entanto, apesar dessa proteção, apenas metade da ninhada tem chance de atingir a maturidade. As tigresas enfrentam grande pressão - elas devem proteger seus filhotes de ataques de outros animais selvagens e garantir que recebam nutrição suficiente para crescer. A mãe e os filhotes também são vulneráveis ​​à caça ilegal e morte em conflitos com humanos.

Por cerca de dois meses, uma mamãe tigresa mantém seus filhotes na toca e raramente os deixa, pois eles dependem de seu leite. Quando precisa movê-los, ela os carrega em sua boca, segurando-os pela nuca. Sua gentileza nesse momento é extraordinária, considerando que sua mandíbula poderosa pode exercer quase 500 kg de força.

Ikke to tigre er ens - alle har unikke mønstre af striber og farver

Treinamento de tigre

Uma tigresa mostra a seus filhotes como perseguir uma presa, pegá-la de surpresa e matá-la com um aperto rápido em seu no pescoço. Os tigrinhos aprenderão observando e copiando. As mães  também os treinam derrubando um animal e permitindo que os filhotes terminem de matá-lo antes de comê-lo.

Os filhotes de tigre adoram brincar com seus irmãos. Eles se atacam, brigam e perseguem suas caudas - incluindo a de sua mãe. Brincadeiras entre irmãos são importantes porque os ajudam a aprender a lidar com predadores - incluindo outros tigres. Eles geralmente deixam suas mães quando têm dois ou três anos de idade.

População em declínio

Existem cinco subespécies de tigre restantes no mundo – tigre-de-bengala, tigre-do-sul-da-china, tigre-da-indochina, tigre-de-sumatra e tigre-siberiano. Infelizmente, três subespécies já foram extintas - o tigre-do-cáspio, tigre-de-bali e tigre-de-java.

Hoje, menos de 3.900 tigres permanecem selvagens. Há apenas 100 anos, havia 100.000 vivendo em toda a Ásia, mas a caça e a destruição de seu habitat os levou à quase extinção.

Ikke to tigre er ens - alle har unikke mønstre af striber og farver

Cativeiro cruel

Todos os dias, os tigres sofrem com a reprodução, captura, caça, cativeiro, transporte e treinamento. Aproximadamente 12.000 são mantidos em cativeiro em todo o mundo. Alguns são criados para uso na medicina tradicional asiática, roupas, joias e ornamentos.

Outros são forçados a viver em terríveis condições de cativeiro para o nosso entretenimento - inclusive sendo usados ​​como um acessório para selfies. Em cruéis ciclos de procriação em cativeiro, mães e filhotes enfrentam uma angústia inimaginável. Os filhotes são submetidos a maus-tratos e separação precoce - apenas duas ou três semanas após o nascimento, para que possam ser alimentados e criados por humanos.

Movendo o mundo pelos tigres

Com sua ajuda, acabaremos com a crueldade que o comércio de vida silvestre inflige aos tigres. Podemos manter esses animais magníficos na natureza, onde eles pertencem.