A wild toucan in a tree

Animais fantásticos: tucano-toco

Blog

Por

Conheça algumas curiosidades sobre um dos principais símbolos brasileiros.

O tucano é um dos principais símbolos brasileiros e são facilmente encontrados por quase todo o país - com exceção ao litoral nordestino. 

No Brasil, existem mais de 20 espécies de tucanos e hoje abordaremos algumas curiosidades sobre um dos mais conhecidos e admirados: o tucano-toco.

Família unida e vida longa

Os tucanos-toco vivem, em média, 20 anos e os filhotes demoram, mais ou menos, quatro anos para virarem adultos. Os ninhos são construídos entre a primavera e o verão em ocos e troncos de árvores, ou em buracos que já existem na natureza, como cupinzeiros. 

Filhote de tucano-toco (Foto: Reprodução/Instagram)

Os ovos, que são entre dois e quatro, ficam incubados por um período que vai entre 15 e 18 dias. Durante esse tempo, o casal se reveza para organizar o ninho, chocar os ovos e cuidar dos filhotes durante 45 dias, em média - que é o tempo necessário para as crias aprenderem a voar. 

Grande função ecológica

O tucano-toco é muito importante para a manutenção ecológica de diversos habitats. Isso porque ele voa longas distâncias e, após comer frutas, a espécie é responsável por dispersar as sementes na natureza, auxiliando a regeneração de florestas

Tucano-toco atrás de grades (Foto: Joel Abroad/Flickr)

Foto: Silke Lemcke/Pixabay

Além disso, os tucanos-toco também comem insetos e podem atacar ninhos de outras aves para pegar ovos e filhotes. Apesar de serem lindos e fofos, não podemos esquecer que eles são animais selvagens e predadores.

Bicos grandes e leves

O bico do tucano-toco é duro e cortante, sendo usado como pinça para capturar seus alimentos. Mas, apesar do tamanho, seu bico é muito leve. Isso porque sua estrutura é composta por um tecido ósseo esponjoso, com grandes espaços vazios.

Tucano-toco atrás de grades (Foto: Joel Abroad/Flickr)

Foto: Nick115/Pixabay

O mesmo acontece com os ossos dos tucanos-toco, que não são maciços e têm espaços ocos por dentro. Chamados de ossos pneumáticos, eles conferem leveza e resistência para que eles possam voar.

Parentes dos dinossauros

A origem evolutiva das aves sempre foi um tópico controverso dentro da biologia evolutiva, mas recentemente surgiu um consenso científico, baseado em fósseis, de que as aves são derivadas de uma linhagem dos dinossauros TherapodaIsso significa que aves e dinossauros têm um ancestral em comum, um dinossauro mais antigo.

Antes da Era Mesozoica, quando ocorreu a separação, esses dois grupos não tinham acumulado diferenças genéticas suficientes para serem considerados como classes diferentesDentre as semelhanças entre os grupos, podemos destacar: o pescoço alongado e móvel, a presença de três dedos dos pés voltados para a frente e um para trás e os ossos pneumáticos.

Tucanos não são animais de estimação

As aves representam a maioria entre os animais que são traficados no Brasil, 79,3% do total de espécies da fauna silvestre que são traficadas anualmente no país. Isso faz com que os tucanos sejam umas das principais aves presentes nos CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) e CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens).

Tucano-toco atrás de grades (Foto: Joel Abroad/Flickr)

Foto: Joel Abroad/Flickr

Ao serem privados de expressar todos os seus comportamentos naturais e de viver livres, na natureza, os tucanos-toco vivem em sofrimento. Isso pode levá-los a ter comportamentos agressivos, estereotipados (como andar de um lado para o outro dentro da gaiola) ou deprimidos, como se recusar a comer.