trabalhador em meio a frangos, em uma granja

O bem-estar animal também é o seu bem-estar

Blog

Por

O bem-estar animal também é o seu bem-estar

O conceito do bem-estar dos animais, apesar de parecer simples, tem suas particularidades e não se baseia apenas no fato de o animal estar bem. O bem-estar animal é uma ciência, assim como a física ou a química que aprendemos na escola. Saber disso faz diferença na forma como vemos o bem-estar.

Isso porque, para considerar que um animal tem, de fato, um bem-estar adequado, é preciso se basear em informações que são possíveis de medir. No caso do animal, entram características como:

  • Ambiente;
  • Manejo;
  • Frequência respiratória e cardíaca;
  • Temperatura do ambiente;
  • Comportamento do animal, entre outras.

Outro detalhe importante é que não dizemos nunca que um animal “tem mal-estar”, mas sim um baixo nível de bem-estar.

O que eu tenho a ver com o bem-estar animal?

 

Agora você deve estar pensando: “o que eu tenho a ver com o baixo nível de bem-estar dos animais de fazenda?”. Bom, eu posso afirmar que muito mais coisa do que você imagina!

1. A criação de animais com baixos níveis de bem-estar é moralmente errado, visto que há muitos anos eles foram declarados seres sencientes. Ou seja, eles são capazes de sentir emoções, como medo, dor, angústia, alegria.

2. Por questões de saúde. Por exemplo, frangos criados em ambientes industriais intensivos sofrem com estresse crônico, pois não têm suas necessidades comportamentais básicas atendidas, como se virar, fuçar e ciscar o chão.

Sob tamanho estresse, o organismo fica imunossuprimido e mais favorável à contaminação por bactérias. Para evitar doenças, os animais recebem antibióticos de forma preventiva. Mas, o que era para ser uma solução, acaba causando outro problema: esses medicamentos matam as bactérias mais fracas e selecionam as mais fortes, que acabam se tornando multirresistentes e, assim, mais difíceis de serem combatidas. 

3. A saúde do trabalhador que cuida do animal também é afetada. Diversos estudos têm demonstrado que a maior interação do produtor com o animal – quando não há gaiolas e os espaços são adequados – cria uma relação mais próxima e com maior respeito.

Por isso, ao trabalhar em sistemas que prezam por altos níveis de bem-estar, o trabalhador também se beneficia física e psicologicamente. Eu conheço muitos produtores que trabalham com sistemas com altos níveis de bem-estar e todos se orgulham muito do que fazem.

Como criar os animais com altos níveis de bem-estar

 

Há formas sustentáveis e melhores para isso. Diminuir a densidade, promover o contato a luz solar e garantir ambientes em que os animais possam expressar seus comportamentos naturais já traz um cenário com excelentes avanços para a avicultura nacional.

Na próxima compra, fique de olho na etiqueta dos alimentos e verifique se há certificados de bem-estar animal. Sem dúvida, o sabor terá um gosto melhor de consciência tranquila.