cabra branca, entre árvores e verde, olhando pra frente

Entenda a diferença entre bem-estar e direito dos animais

Blog

Por

É comum confundir os conceitos de bem-estar animal com direito dos animais, já que ambos estão relacionados à garantia de uma boa vida e respeito aos animais. Conheça as principais diferenças entre os conceitos.

Você lê e ouve por aí sobre direitos e bem-estar dos animais, mas não entende muito bem onde começa um e termina o outro, ou qual a relação entre eles? Não se preocupe. Neste post eu vou te explicar as principais diferenças entre os conceitos.

Pode parecer confuso, mas os dois termos estão relacionados à garantia de uma boa vida aos animais.

O que é bem-estar animal

O termo bem-estar animal é usado há décadas e não significa apenas que o animal está com boa saúde. Isso porque bem-estar animal é uma ciência e, como tal, é definida através de parâmetros mensuráveis e relacionados a diversas características, como ambiente, manejo, temperatura ambiente, comportamento do animal e outras características que influenciam diretamente na vida do animal. Tudo isso porque os bichos são seres sencientes (que sentem emoções como dor, alegria e estresse) e também procuram por uma boa vida.

Hoje em dia, o bem-estar animal está cada vez mais conhecido pelo público em geral, especialmente no que se refere aos animais de fazenda. Nas prateleiras dos supermercados, dá para encontrar, principalmente, frangos e ovos com certificados e selos de bem-estar animal.

Mas a definição de bem-estar vale também para os animais de estimação, animais silvestres etc. Afinal, eles precisam estar bem alimentados, confortáveis, ter convivência com membros de sua espécie, ter local adequado para dormir e condições adequadas para brincar e expressar os comportamentos naturais da sua espécie.

O que é direito dos animais

Os direitos dos animais, por sua vez, é um movimento que procura garantir regras e comportamentos que assegurem o respeito e a proteção dos animais contra maus-tratos e outros atos cruéis.

Existe uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais, criada em 1978, que estabelece todas essas regras. Está na Declaração, por exemplo, que o abandono de um animal é um ato cruel e degradante e que nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.

O movimento dos direitos dos animais está mais relacionado à ética e à legislação, enquanto os conceitos de bem-estar animal estão mais relacionados à ciência que estuda os aspectos físicos e psicológicos que garantem uma boa vida, uma vida que valha a pena ser vivida.

Mesmo que sejam diferentes, esses dois conceitos se integram e buscam o que todos queremos: que os animais sejam bem cuidados, estejam protegidos e sejam respeitados.