cachorro no colo, sob os ombos de uma pessoa, olhando para a câmera

Castração previne câncer de mama em gatas e cachorras

Blog

Por

Câncer de mama em cachorras é o mais comum. Em gatas, esse tipo é o terceiro mais comum

Hoje é o Dia Mundial Contra o Câncer, data escolhida para educar as pessoas sobre formas de prevenção. E eu quero aproveitar a data para dar uma alerta aos donos de cães e gatos: os animais também sofrem com câncer, sendo o de mama o mais comum entre as cachorras (52%). Já em gatas, o tumor nas mamas é o terceiro tipo mais comum, com mais de 80% dos tumores malignos*.

A boa notícia é que dá para prevenir o câncer de mama em fêmeas com a castração. Para se ter uma ideia, 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem câncer de mama. No caso das gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Gato olhando para a lateral da câmera

Confira mais 7 motivos para você castrar já seu animal de estimação

  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
  • Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. 
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
  • Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que têm comportamento agressivo. 
  • Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

Se tiver alguma dúvida sobre a castração, procure o seu médico veterinário, que poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.

Castrar seu animal é um ato de amor. Que tal reconsiderar?

*Fonte: QUEIROGA, Felisbina & LOPES, Carlos. ‘Tumores mamários caninos – Novas perspectivas [Canine mammary tumors- New perspectives]”. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Português de Oncologia – Núcleo de Porto. Disponível em http://www.fmv.ulisboa.pt/spcv/edicao/congresso/21.pdf