Two bears at Romania bear sanctuary - Animals in the wild - World Animal Protection

Conheça 6 fatos fascinantes sobre os ursos

Blog

Por

Você sabia que os ursos são inteligentes e podem usar ferramentas? Descubra essas e outras curiosidades sobre estes incríveis animais.

Separamos alguns fatos sobre a vida extraordinária dos ursos. Continue lendo para ver quantos você já sabia.

1. Loucos por doce

Os ursos têm vagado por montanhas, florestas, selvas e espaços árticos por milhões de anos. Em 2017, pesquisadores relataram os restos fósseis de um urso de 3,5 milhões de anos no Canadá.

E, assim como seus parentes modernos, este urso também gostava de doces. Isso porque os pesquisadores encontraram evidências de cárie dentária no fóssil - provavelmente causada pela grande ingestão de frutas doces.

A bear sitting in the tall green grass, eating a biscuit prepared by the sanctuary staff

2. Superinteligentes

Os ursos são animais muito inteligentes. Cientistas que pesquisavam sobre ursos-negros descobriram a capacidade de contagem deles, que podiam distinguir números grandes e pequenos de pontos com tanto sucesso quanto os macacos.

Estudos também têm mostrado que os ursos são capazes de planejar e refletir sobre as coisas e existem registros de ursos-marrons selvagens pegando pedras e usando-as para coçar o rosto.

A brown bear sitting on a tree branch. There are no leaves and the sky behind the bear is a bright blue.

3. Grandes comunicadores

Os ursos usam cerca de 11 sons diferentes para se comunicar - incluindo rosnados, grunhidos, estalidos, bufos, latidos e gemidos. Há muitas pesquisas que tentam descobrir o que cada barulho significa e, por enquanto, os pesquisadores descobriram que gemer pode significar tanto contentamento quanto angústia.

A linguagem corporal também é importante para os ursos! Colaboradores dos nossos santuários da Romênia e do Paquistão relatam ter visto os ursos resgatados pulando de felicidade quando sentem o cheiro de suas comidas favoritas ou veem suas pessoas favoritas.

Cientistas também notaram que os ursos-marrons usam uma "cara de brincadeira" - a boca aberta que diz aos outros animais que eles estão prontos para brincar.

4. Sentidos aguçados

Os ursos têm um excelente olfato, assim como uma ótima visão e audição. Eles podem sentir o cheiro de comida, filhotes, um companheiro ou predadores a quilômetros de distância.

Isso é percebido em ursos cegos que foram resgatados e levados a santuários, já que eles usam os outros sentidos e a boa memória para andar pelos espaços, tomar banho em piscinas e encontrar comida.

Two brown bears walk next to each other, directed towards the camera. It

5. Sentimentos intensos

Esses animais altamente sensíveis não são apenas capazes de demonstrar felicidade, mas também tristeza e dor. Filhotes choram e gemem quando são separados de suas mães - e isso pode continuar por semanas se as mães morrerem.

A equipe do nosso santuário Balkasar, no Paquistão, também reconheceu o trauma em Pooh, um urso resgatado que não tinha interesse em nada e tremia de angústia.

Para despertar seu interesse, os colaboradores colocam carne seca em ossos e os espalham perto dele. Eventualmente, o cheiro forte e delicioso conseguiu tirá-lo desse estado de estresse.

6. Laços fortes

Mães e filhotes são extremamente próximos - as mães lutam até a morte para proteger seus filhotes de predadores. Elas também os ensinam a procurar por comida e se proteger subindo em árvores. 

Além disso, os filhotes se divertem muito brincando com a mãe e os irmãos. Pesquisadores descobriram que quanto mais os filhotes de ursos-marrons brincam, maior é a chance deles sobreviverem até a idade adulta.

An Asian black bear sitting in the sanctuary. The bottom half of their body is hidden behind tall green grass. They have round ears and the tip of their muzzle is a light grey colour.