animales-rescatados

Conheça a história de 5 animais que foram resgatados

Blog

Por

As histórias desses animais, vítimas do comércio de animais silvestres, te emocionarão e te farão lutar pelo fim deste cruel mercado.

Os animais das histórias que apresentaremos foram vítimas do cruel comércio de animais silvestres. Esse mercado vai muito além dos wet markets (mercados úmidos, em tradução livre). Trata-se da exploração de animais selvagens ou de suas partes para serem transformados em alimento, remédio, animais de estimação ou entretenimento. 

Além de causar sofrimento a milhões de animais, o comércio global de animais silvestres coloca em risco a saúde das pessoas e do planeta. Temos certeza que conhecer a histórias destes animais fará você lutar ainda mais para acabar com essa crueldade.

1. As ursas Masha e Lora

Elefantas Sow e Jahn andando em meio à natureza, passando por um trecho com água

Masha e Lora curtindo a neve no santuário Libearty

Desde que foram separadas da mãe quando ainda eram apenas filhotes, as irmãs Masha e Lora, de 24 anos, não conheciam nada além da crueldade e do sofrimento. Isso porque elas eram exploradas por um circo na Ucrânia, sendo forçadas a performar truques e vivendo em jaulas pequenas e sujas.

Em 2019, as irmãs foram resgatadas e, a partir de então, finalmente puderam ter a vida que merecem no santuário Libearty, na Romênia. Masha e Lora agora estão desfrutando de sua liberdade, subindo em árvores, cavando em busca de raízes e construindo tocas para o inverno.

Graças aos nossos apoiadores em todo o mundo, podemos ser parceiros de santuários como o Libearty. Esses locais são essenciais para que os animais selvagens, que foram vítimas do comércio de silvestres e que não podem voltar à natureza, possam ter uma nova vida.

2. As elefantas Wassana, Pang Dow e Beautiful Lotus

Elefantas Sow e Jahn andando em meio à natureza, passando por um trecho com água

Wassana, Pang Dow e Beautiful Lotus passam o dia todo juntas curtindo suas novas vidas

O sofrimento a que Wassana, Pang Dow e Beautiful Lotus foram expostas ao serem exploradas para entretenimento é indescritível. As três foram vítimas da crueldade imposta por proprietários que apenas buscavam tirar proveito dessas criaturas majestosas. 

Felizmente, em 2018 o Santuário de Elefantes de Boon Lott, na Tailândia, ofereceu uma nova oportunidade para que elas se sentissem livres e vivessem sem dor. O sofrimento que viveram, aos poucos, ficou para trás.

No mesmo ano em que foram resgatadas, financiamos um novo abrigo noturno para elas - que foi feito em uma grande área cercada em meio à natureza. A cerca é necessária para evitar que os animais perambulem por outras propriedades e corram o risco de serem envenenados por fazendeiros que cuidam de suas plantações.

Agora, as três elefantas finalmente podem descansar juntas e com segurança por toda a vida.

3. O bicho-preguiça Chaqui

Elefantas Sow e Jahn andando em meio à natureza, passando por um trecho com água

Chaqui está sob cuidados e, eventualmente, poderá retornar à natureza

Chaqui teve um começo de vida difícil, em maio de 2019. Sua mãe, durante a gravidez, foi atacada por cachorros e, devido à gravidade de seus ferimentos, mal conseguiu dar à luz - morrendo logo em seguida.

O dono dos cachorros cuidou de Chaqui, mas as autoridades descobriram que o homem planejava vender a preguiça como animal de estimação no mercado clandestino.

Felizmente, antes que isso pudesse acontecer, Chaqui foi resgatado e levado para a Fundação Aiunau, nossa parceira na Colômbia. Atualmente, Chaqui ainda mora na Fundação e está em um processo de reabilitação para poder voltar à natureza.

4. A orangotango Mama Lasa

Elefantas Sow e Jahn andando em meio à natureza, passando por um trecho com água

Mama Lasa finalmente encontrou um lugar seguro para chamar de lar 

Quando conhecemos Mama Lasa, ela havia passado anos morando em uma gaiola em um zoológico na Indonésia.

Acreditamos que ela foi capturada à força na natureza quando era muito jovem, então suas lembranças do seu lar natural estavam longes de suas memórias.

Em 2019 ela finalmente foi resgatada e levada para a Ilha Badak Kecil, um santuário para orangotangos - nós financiamos a criação de Badak Kecil junto com a Bornean Orangutan Survival Foundation (BOSF).

A maioria dos animais que são explorados pelo comércio de silvestres não tem condições de voltar à natureza, por isso santuários como o que Mama Lasa foi levada são essenciais para que os animais tenham uma vida digna.

5. As elefantas Sow e Jahn

Elefantas Sow e Jahn andando em meio à natureza, passando por um trecho com água

O santuário Following Giants, onde Sow e Jahn vivem, oferece uma nova vida aos elefantes que não podem voltar à natureza

Sow e Jahn se cruzaram várias vezes enquanto eram explorados pela indústria do turismo, transportando e interagindo com turistas por aproximadamente 30 anos.

Felizmente, Sow e Jahn foram resgatadas em 2019 e puderam ter uma nova vida no santuário Following GiantsAs duas puderam desfrutar, juntas, da liberdade de serem apenas elefantes, pastando e tomando banho no rio até Sow falecer de velhice, aos 61 anos.

Jahn continua no Following Giants, onde ganhou uma nova amiga no começo de 2021: Thongsuk, uma elefanta que foi explorada por muitos anos, sendo forçada a carregar turistas nas costas nos famosos "passeios com elefantes". 

Junte-se a nós

Juntos, podemos proteger as pessoas, os animais e o nosso planeta.

Assine a nossa newsletter para sempre ficar por dentro sobre como você pode ajudar os animais: