Seis frangos brancos em um galinheiro

Consumo consciente: veja como suas escolhas podem melhorar a vida dos animais de fazenda

Blog

Por

Priorizar produtos com altos níveis de bem-estar melhora não só a vida dos animais, como também diminui os impactos ambientais.

Você sabia que, todos os anos, nós consumimos cerca de 30% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta? Se continuarmos assim, em menos de 50 anos iremos precisar de dois planetas Terra para atender nossas necessidades! Como é impossível criarmos outro planeta, a saída é repensarmos nossas escolhas de consumo para diminuirmos nossos impactos.

Adotar hábitos de consumo consciente pode, inclusive, melhorar a vida de bilhões de animais de fazenda – como porcos e frangos. Devido à alta demanda por carne e produtos de origem animal cada vez mais baratos, houve um crescimento absurdo dos sistemas industriais intensivos.

Verdadeiras fábricas de produção de proteína animal, esses sistemas submetem os animais a uma vida de sofrimento. Estima-se que mais de 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo, sendo que dois terços vivem em sistemas que visam a alta produtividade e o lucro em detrimento do bem-estar animal.

Em outras palavras: bilhões de frangos e porcos, entre outros animais, são submetidos a práticas cruéis e desnecessárias para crescerem o mais rápido possível, oferecendo a maior margem de lucro para quem os comercializa.

Para fechar essa conta, vale tudo. Os animais são criados em espaços cada vez mais lotados e apertados, crescem cada vez mais rápido, sofrem mutilações e são preventivamente medicados com antibióticos e outros remédios. É claro que nessa realidade os animais não crescem de forma saudável e desenvolvem comportamentos anormais, sofrendo danos físicos e psicológicos.

A boa notícia é que o consumo consciente pode ajudar a mudar essa realidade. Tudo começa com a redução no consumo – que conseguimos ao nos questionarmos mais sobre a necessidade de determinada compra – e passa pela prática de fazer melhores escolhas, como consumir apenas produtos de animais que foram criados com altos níveis de bem-estar. Ou seja, o velho “coma menos e melhor”.

Passo a passo para quem quer priorizar o bem-estar animal (e o planeta!):

  1. PESQUISE: Leia os rótulos dos alimentos antes de comprá-los e pesquise sobre o compromisso das empresas que comercializam produtos de origem animal. Procure também pelos selos específicos em bem-estar.
  1. PERGUNTE: O produto não conta com selos de bem-estar e você ainda tem dúvidas sobre a qualidade e procedência? Busque o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que deve ser disponibilizado por lei pelas empresas. No caso dos produtores, as informações de contato devem constar na embalagem. Outra opção é usar as redes sociais de supermercado e lojas, pois assim você torna pública a prática de cobrar informações sobre a procedência dos alimentos – além de encorajar amigos e conhecidos a fazerem o mesmo e incentivar a transparência das empresas.
  1. REDUZA O CONSUMO: Em nosso estudo Consumo às cegas 70% dos entrevistados afirma que consome carne pelo menos quatro vezes por semana. Essa alta demanda acaba incentivando o produtor a empregar técnicas de confinamento e superpopulação em suas instalações, pois precisa produzir muito por área para atender aos consumidores que buscam apenas preços baixos. Portanto, ao reduzir o consumo de carne e exigir produtos com altos níveis de bem-estar, você contribui para pressionar a indústria e incentivar a adoção de medidas de bem-estar por parte dos produtores.
  1. COMPARTILHE CONHECIMENTO: A falta de informação a respeito das práticas cruéis é o maior obstáculo na conscientização da população, o que, por sua vez, desencoraja a adoção de práticas de bem-estar nas fazendas. Por isso, fale sobre isso em suas redes sociais e no contato direto com amigos, colegas e familiares. Conte a eles sobre os danos físicos e psicológicos causados aos animais nos sistemas industriais de produção intensiva. O planeta e os animais agradecem!

Como as empresas tratam os animais de fazenda

Consumir é um ato político e, por incrível que pareça, pequenas mudanças em nosso dia-a-dia podem transformar a sociedade e o futuro. O consumo consciente de proteína animal pode melhorar substancialmente o bem-estar de bilhões de animais de fazenda que são criados e abatidos todos os anos para o consumo humano.

Na edição de 2019 do ranking global Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) você pode ver a classificação das empresas em relação ao bem-estar animal.