A wild dolphin jumping out of the water

Criaturas fantásticas: golfinhos

Blog

Por

Atletas, ótimos comunicadores, protetores dos oceanos. Ele são mais incríveis do que você imagina

É muito triste imaginar um mundo sem golfinhos. Esses animais altamente inteligentes, sociáveis e brincalhões são ótimos comunicadores e até aprendem a linguagem de sinais. E eles também protegem nosso planeta.

Os golfinhos ajudam a manter nosso meio ambiente em equilibrado, se alimentando de outros animais - principalmente peixes e lulas - e servindo de comida para outros animais marinhos maiores, como os tubarões. Os cientistas também veem os golfinhos como indicadores da saúde de nossos oceanos e dos problemas que podem afetar as pessoas também.

Conheça mais sobre essas criaturas incríveis:

A grande família

Existem 42 espécies de golfinhos e sete espécies de botos, seus parentes próximos. A maioria das espécies vive em águas marinhas e em climas quentes e frios. Algumas delas, como o boto-cor-de-rosa da Amazônia, vivem em água doce.

O maior golfinho do mundo é a orca - erroneamente conhecida como baleia assassina. Ela pode pesar até 10 toneladas e medir 10 metros de comprimento. O menor golfinho, o de Maui, vive ao redor da Nova Zelândia e tem apenas 1,2 metro de comprimento.

Caminhando até a água

Os golfinhos nem sempre foram mamíferos aquáticos. Há muitas pesquisas que os ligam a animais terrestres que evoluíram para viver na água há cerca de 50 milhões de anos.

As nadadeiras dos golfinhos são semelhantes aos membros dos animais terrestres e, ao contrário dos peixes, sua coluna vertebral se move verticalmente - para cima e para baixo - em vez de horizontalmente. Esse tipo de movimento é comum em animais que correm na terra.

Eles também precisam sair da água para respirar através de seus orifícios de ventilação - outro sinal de que, provavelmente, eles nem sempre viveram debaixo d'água.

Delfiner har kæmpestore hjemmeområder i naturen. Foto: Mandurah Cruises

Comunicadores inteligentes

Os golfinhos se comunicam de muitas maneiras diferentes - incluindo guinchos, estalos e assobios. Cada golfinho tem um assobio único que os ajuda a se reconhecer, o que significa que esse assobio funciona de forma muito semelhante aos nomes humanos.

Eles também fazem sons de estalos de alta frequência com a boca para ecolocalização, o que os auxilia a navegar e encontrar comida. Os estalos atingem objetos na água e, em seguida, voltam como ecos. Isso ajuda os golfinhos a descobrir o que e onde os objetos estão.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os golfinhos não se sorriem quando estão felizes. O sorriso é simplesmente o formato de sua mandíbula.

Resolvendo problemas

Além de serem grandes comunicadores, os golfinhos são muito espertos em outros aspectos. Os golfinhos-nariz-de-garrafa, por exemplo, podem se reconhecer em um espelho desde os sete meses de idade – os humanos não conseguem fazer isso antes dos dois anos.

Os pesquisadores documentaram golfinhos adultos compreendendo frases humanas e combinações de palavras no mesmo nível de crianças. Esses animais incríveis também aprenderam uma linguagem de sinais simples.

Os golfinhos são ótimos solucionadores de problemas e até usam ferramentas. Em Shark Bay, no oeste da Austrália, eles colocam esponjas marinhas sobre seus narizes para protegê-los de rochas afiadas enquanto procuram por peixes.

Delfiner har kæmpestore hjemmeområder i naturen. Foto: Mandurah Cruises

Atletas animais

Os golfinhos são animais extremamente poderosos. Algumas espécies podem nadar em uma velocidade de até 50 km por hora e mergulhar à uma profundidades de até 55 metros para procurar seus alimentos favoritos: peixes, lulas e crustáceos.

Eles viajam e caçam em grupos pequenos ou de 30 ou mais golfinhos e ocupam grandes territórios - em média, cerca de 100 km², mas com alguns casos de 400 km², o que equivale à metade da cidade de Nova Iorque. Os golfinhos passam cerca de 17% do dia caçando e se alimentando e 50%, viajando ao redor de sua área de distribuição.

Como não conseguem respirar debaixo d'água, eles prendem a respiração por um longo tempo. Um golfinho-de-risso pode prender a respiração por até 30 minutos. Quando nadam rapidamente, saltam da água para recuperar o fôlego, mas, quando nadam lentamente, saem da água por uma ou duas vezes por minuto para respirar.

Os golfinhos também são ótimos saltadores. Os nariz-de-garrafa podem pular da água a até 5 metros de altura. Ninguém sabe ao certo por que eles fazem isso. Existem teorias que seja para limpar seus corpos de parasitas, procurar e se comunicar com outros golfinhos e para ter uma visão do mundo exterior. Ou talvez eles façam isso apenas porque é divertido.

Aumentando a família

A idade em que os golfinhos estão prontos para acasalar depende muito da espécie - algo entre 5 e 13 anos. Os golfinhos-nariz-de-garrafa geralmente acasalam entre 5 e 7 anos de idade e dão à luz a cada dois ou três anos. A duração da gestação varia de 9 a 16 meses.

As fêmeas, geralmente, têm apenas um bebê e o parto acontece em meio a outros membros de seu grupo, que protegem a mamãe e o bebê de predadores. Os bebês golfinhos se alimentam do leite materno por cerca de três anos.

A expectativa de vida varia de espécie para espécie, mas os golfinhos-nariz-de-garrafa vivem até 30 anos na natureza e as orcas são as que vivem mais - até 80 anos!

Delfiner har kæmpestore hjemmeområder i naturen. Foto: Mandurah Cruises

Foto: Mandurah Cruises

Turismo cruel

Existem mais de 3.000 golfinhos em cativeiro em todo o mundo, sofrendo pelo entretenimento das pessoas. Muitos foram caçados no mar; outros foram criados em cativeiro.

Todos são forçados a viver em piscinas e tanques milhares de vezes menores que seu habitat natural - causando-lhes danos físicos e psicológicos. Eles suportam interações estressantes e não naturais com turistas para selfies e experiências de nado, e são treinados para realizar truques humilhantes.

Com sua ajuda, vamos acabar com essa crueldade. Estamos expondo como os golfinhos sofrem em cativeiro e pedindo às agências de viagens que parem de vender ingressos para locais que oferecem atrações com golfinhos.

Podemos fazer desta a última geração de golfinhos em cativeiro. Juntos, vamos manter esses animais incríveis na natureza - onde eles pertencem.

Você pode ajudar os golfinhos ao ser um turista consciente. Não frequente atrações com golfinhos - ou qualquer outro animal silvestre - e informe o maior número de pessoas sobre o sofrimento desses animais mantidos em cativeiro para entretenimento.

Baixe nosso guia e saiba mais.