Porcos em cama de maravalha

Desafio: qual é a cabra e a ovelha?

Blog

Por

Veja a foto abaixo e leia nosso blog para saber se acertou:

cabra_e_ovelha

Difícil, não é? As duas espécies podem parecer iguais, mas têm diferenças bem significativas. Você vai se surpreender com algumas das curiosidades que separamos para o blog hoje.

Leia abaixo:

Primos dos bois e vacas

Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.

Se você abrir a boca delas e olhar os dentes, vai ter uma surpresa. Nenhuma das duas espécies tem os incisivos superiores: são banguelas. Mas não tente colocar uma dentadura, tá? Isso é importante para o processo de ruminação.

Outra similaridade é que o som emitido pelas cabras e pelas ovelhas é chamado de balido, independente da espécie.

Mesma família, outro sobrenome

Apesar das semelhanças, as espécies são diferentes geneticamente. As cabras são do gênero Capra hircus, com 60 cromossomos, e as ovelhas do gênero Ovis aries, com 54 cromossomos. Além dos nomes científicos, os nomes populares também mudam dependendo da região do país, do sexo e da idade.

Veja alguns exemplos:

Ovinos

  • Ovelha – fêmea adulta
  • Carneiro – macho adulto
  • Cordeiro – macho filhote
  • Borrega ou borrego – fêmea ou macho filhotes (principalmente no sul do país)

Caprinos

  • Cabra – fêmea adulta
  • Bode – macho adulto
  • Cabrita ou cabrito – fêmea ou macho filhotes

Afinal, de onde vêm as ovelhas?

As duas espécies estão entre as primeiras que foram domesticadas. Há mais ou menos 9.000 anos A.C.! Pelos relatos científicos, parece que a domesticação das cabras iniciou na região que hoje é o Irã. Já as ovelhas foram domesticadas ali pertinho, onde hoje é o Iraque.

Atualmente elas vivem espalhadas pelos 5 continentes. Em alguns lugares, além dos animais domésticos, existem cabras e ovelhas silvestres.

Se tem barba, é bode

Vamos dizer que você foi passar o final de semana em um hotel fazenda. Como saber quem é quem?

cabra_e_oveeeelha

A principal diferença entre os machos adultos é que o bode tem barba e o carneiro não. Além disso, você já ouviu falar em cheiro de bode? Pois é, os bodes têm um cheiro característico e muito forte, vindo de uma substância chamada hircino. Eles usam esse “perfume” para atrair as cabras.

Dizem que elas adoram este cheirinho, mas nós nem tanto...

E se o macho não estiver?

Agora, se o macho não estiver por perto, podemos ver a diferença pela cauda. Todos os ovinos têm um rabo mais comprido e caído, enquanto os caprinos têm a cauda sempre levantada e curta.

Ou seja: toda vez que você observar um destes animais pulando com a cauda para cima, é uma cabra. Não é um carneiro.

Tome cuidado! Você pode estar contando cabritinhos ao invés de carneirinhos...

Outras diferenças visuais

Essa é mais difícil de perceber: os ovinos têm uma glândula entre os dedos e os caprinos não.

Quer uma mais fácil? Os chifres também ajudam. Os dos caprinos podem ser ovalados ou achatados, dependendo da espécie ou raça. Já o dos ovinos, são sempre triangulares e em forma de um espiral – igual ao símbolo do signo de aries.

chifres

Se você é dessas pessoas que prestam atenção nos detalhes, olhe bem para o focinho do animal e veja se o chanfro (a parte de cima do nariz) é curvado. Se for, é uma cabra! As ovelhas têm essa parte sempre reta e curta.

Não dá na mesma, não!

Está muito enganado que pensa que criar uma ovelha é igual a criar uma cabra. As necessidades das duas espécies são muito diferentes, incluindo o que elas comem.

As ovelhas preferem os pastos, onde se alimentam de gramíneas mais fofinhas e com menos fibras – apenas raças adaptadas conseguem sobreviver em climas áridos. Já as cabras não têm problemas com uma dieta mais fibrosa e vivem muito bem no semiárido nordestino, por exemplo.

As cabras são extremamente curiosas e inteligentes. Uma pesquisa da Universidade de Queen Mary descobriu que o potencial de aprendizagem das cabras é muito maior do que se pensava!

Durante o estudo, elas tinham que pegar comida em uma caixa, mas para isso precisavam realizar uma sequência de comandos. Após a 12ª tentativa, elas conseguiram! O mais surpreendente é que os animais que assistiram o sucesso das primeiras, precisaram de menos tentativas (porque aprenderam por imitação). E todas se lembraram de como conseguir o alimento após 10 meses sem realizar o teste.

As ovelhas também têm habilidades incríveis: pesquisadores mostraram que elas são capazes de reconhecer outras ovelhas e também diferentes humanos.

Por que as ovelhas andam juntas?

As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista.

Já as ovelhas são mais tímidas e assustadas, por isso andam sempre juntinhas.

A ovelha mais famosa do mundo talvez seja a Dolly. Para quem não se lembra, ela foi o primeiro mamífero a ser clonado, em 1997. Ela viveu e morreu na Escócia, teve dois filhotes. 

Mas por que é importante saber tudo isso?

Porque só há uma forma de proporcionar bem-estar, ou seja, melhores condições de vida para os animais em fazenda: entendendo o seu comportamento e as suas necessidades.

Apesar da maioria da população consumir leite e carne destes animais, muitos ainda desconhecem as necessidades de cada espécie. Conhecer melhor esses animais nos ajuda a proporcionar um ambiente adequado para que possam expressar seus comportamentos naturais e também move cada vez mais a sociedade para que se importe com o seu bem-estar.

Hoje, falamos um pouco das nossas amigas as cabras e ovelhas.  Qual será a próxima espécie nas Quintas de Bem-estar Animal? 

Todos os anos, 70 bilhões de animais em todo o mundo são criados para fornecer carne, leite, ovos e outros produtos para consumo humano. Muitos deles vivem em condições de sofrimento e estresse.

Nós não podemos dar as costas para o problema. A Proteção Animal Mundial trabalha com governos, produtores rurais e consumidores para forçar mudanças que melhoram o bem-estar e proporcionam vidas melhores para esses animais. 

Saiba mais