Chicken in a high welfare farm

Descubra 10 fatos sobre os frangos

Blog

Por

Os frangos são alguns dos animais mais incompreendidos do planeta, mas eles são realmente incríveis! Estes fatos vão provar isso.

Existem dezenas de bilhões de frangos no planeta - muito mais do que qualquer outro animal terrestre.

Embora a maioria das pessoas não se importe com eles, os frangos são muito mais inteligentes e sensíveis do que muitos pensam.

Aprenda um pouco mais sobre eles:

1. Frangos podem reconhecer até 100 rostos

Além de reconhecer outros animais, os frangos também são capazes de reconhecer o rosto de humanos. Eles associam experiências positivas ou negativas aos rostos e ainda passam essa informação a outros membros de seu bando - se tiverem chance, os frangos compartilham conhecimentos de geração em geração.

via GIPHY

2. Frangos têm sonhos vívidos

Assim como os cães e os gatos podem agir como se estivessem perseguindo algo enquanto dormem, os frangos também têm sonhos muito vívidos.

Eles experimentam o sono de movimento rápido dos olhos (REM), mas pesquisadores ainda não sabem com o que sonham.

via GIPHY

3. Frangos cantam para seus ovos

Uma das coisas mais doces que você vai ouvir sobre os frangos é que eles cantam para seus bebês enquanto eles ainda estão nos ovos e os filhotes cantam de volta!

Eles emitem cerca de 30 sons diferentes para se comunicar, expressando desde "obrigado pela comida" até "há um predador".

4. Frangos são hierárquicos

Se você já ouviu o termo "pecking order" (hierarquia), saiba que ele vem da estrutura do bando de frangos.

Essas hierarquias são estruturas sociais extremamente complexas e os membros do bando sabem exatamente onde se encaixam.

5. Frangos usam experiências passadas para tomar decisões

Assim como nós aprendemos a não tocar em um fogão quente ou porque precisamos usar protetor solar, os frangos usam experiências anteriores para tomar decisões.

Eles se lembram de desfrutar certos alimentos ou o que trouxe perigo para o bando e tomam decisões com base nessas experiências.

6. Frangos têm empatia por seus pares

Os frangos representam o verdadeiro retrato do que significa ser empático.

Se um animal está machucado, estressado ou até mesmo feliz, outros frangos não apenas o compreende, mas compartilham do mesmo sentimento.

via GIPHY

7. Frangos têm ótima memória

Os frangos são capazes de resolver quebra-cabeças bicando as peças com seus bicos para que os humanos saibam quais vão para onde.

Também existem registros de frangos encontrando guloseimas escondidas sob xícaras.

8. Frangos ronronam como os gatos

Quando um frango está feliz, aconchegado e seguro, ele fecha os olhos e ronrona baixinho. 

9. Frangos sofrem imensamente em indústrias intensivas

Os frangos são os animais terrestres de fazenda mais criados no planeta. Com bilhões (sim, com "b") de frangos em todo o mundo, eles muitas vezes sofrem em sistemas intensivos, sujos e restritos para a produção de ovos e carne.

Centenas de frangos brancos em uma indústria de criação intensiva

10. Frangos merecem uma vida melhor

Os frangos são sencientes - o que significa que eles experimentam diversas emoções, além de poder sentir dor.

Cada frango que é criado em sistemas industriais intensivos tem sua própria personalidade e seus desejos, mas a indústria nega tudo que é natural destes animais inteligentes e sensíveis.

Todos os frangos merecem uma vida digna, onde possam criar seus filhotes e expressar outros comportamentos naturais, como procurar comida, tomar banho de poeira e vagar livremente.

Os frangos são sencientes - o que significa que eles experimentam diversas emoções, além de poder sentir dor.