orca

Descubra 5 fatos incríveis sobre as orcas

Blog

Por

Conheça alguns fatos sobre as orcas - incluindo o motivo delas serem chamadas de "baleias assassinas".

Orcas são mamíferos marinhos que pertencem à família dos golfinhos (Delphinidae). Elas são as maiores espécies de golfinhos e podem ser reconhecidas por sua coloração em preto e branco, além das manchas brancas perto de cada um de seus olhos.

Por que as orcas são chamadas de "baleias assassinas"?

Acredita-se que quando pescadores e marinheiros europeus encontraram orcas, há centenas de anos, eles testemunharam orcas caçando baleias. Como resultado, eles chamaram a espécie de "assassina de baleias" - mas quando o nome foi traduzido para o inglês, ele se tornou "baleias assassinas". 

Embora a orca seja conhecida por caçar uma variedade de espécies, não houve nenhum caso documentado de orcas terem matado humanos na natureza.

As orcas vivem em grupos?  

Sim, as orcas vivem em grupos muito unidos - chamados de "pods", em inglês. Elas vivem em uma sociedade matriarcal, onde as fêmeas mais velhas transmitem conhecimentos e comportamentos específicos aos membros mais jovens de sua família.  

Orcas in the wild

O que as orcas comem?  

As orcas não têm predadores naturais. Dependendo de onde vivem, as orcas podem comer peixes, arraias, tubarões, baleias, focas, pinguins e muito mais. Elas também são conhecidas por caçar grandes tubarões brancos.

As orcas correm risco de extinção? 

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), as orcas atualmente estão listadas como "dados deficientes" - o que significa que seu estado de conservação é desconhecido.

No entanto, de acordo com a Lei de Espécies Ameaçadas, as orcas residentes do sul (uma população que vive na costa do Pacífico dos Estados Unidos) são consideradas ameaçadas de extinção devido ao declínio populacional do salmão Chinook em seu habitat - que constitui 80% de sua dieta. 

Sobre o que era o documentário Blackfish?  

O documentário conta a história de Tilikum, uma orca cativa que matou vários de seus treinadores. O filme também explica as controvérsias por trás de manter as orcas em cativeiro

Por causa do filme, o SeaWorld anunciou que encerraria seu programa de reprodução de orcas.

Assista ao trailer:

As orcas são um dos mamíferos mais amplamente distribuídos, vivendo em todos os oceanos do mundo.