Kakadu National Park in the Northern Territory of Australia, where tourists can see crocodiles in their natural habitat and behaving normally.

Descubra 6 fatos incríveis sobre os crocodilos

Blog

Por

Conheça esses incríveis animais que desempenham um papel importante nos ecossistemas.

Embora os crocodilos sejam assustadores por muitas pessoas, a verdade é que todos nós deveríamos nos importar com eles.

Presentes em nosso planeta há cerca de 240 milhões de anos, esses animais incríveis eram reverenciados pelos antigos egípcios e astecas como importantes símbolos de poder, fertilidade e força.

Hoje, eles fazem um ótimo trabalho na manutenção de um ecossistema bem equilibrado e funcional. Eles, por exemplo, mantêm as águas limpas e saudáveis para muitas outras espécies. Além disso, eles também são ótimos comunicadores e mães gentis.

Continue lendo para aprender mais sobre os crocodilos.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Um grande crocodilo-de-água-salgada no Kakadu National Park, no Território do Norte da Austrália

Quais as diferenças entre crocodilos e jacarés?

Crocodilos e jacarés são muito parecidos, mas existem algumas diferenças importantes entre os dois. Os focinhos dos crocodilos, por exemplo, são mais estreitos - mais em forma de V e pontudos - do que os dos jacarés, que são mais arredondados e em formato de U.

Os crocodilos também têm um quarto dente inferior que fica do lado de fora da boca, quando ela está fechada. No caso dos jacarés, quando eles estão com a boca fechada não é possível ver nenhum dente.

Além disso, os jacarés só são encontrados em algumas partes dos Estados Unidos e no leste da China. Já os crocodilos são encontrados em mais regiões, como África, Austrália, Ásia, América do Norte, América do Sul e América Central.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Um crocodilo-do-Nilo em cativeiro em uma atração na África

Espécies grandes e pequenas

Existem 13 espécies diferentes de crocodilos. O maior deles é o crocodilo-de-água-salgada, que é o maior réptil vivo da Terra. Os machos podem alcançar mais de sete metros de comprimento e pesar mais de 1.000 quilos. Suas mandíbulas extremamente poderosas, com dentes muito longos, fazem com que eles tenham a mordida mais forte do mundo animal - exercendo uma força em torno de 1.700 quilos. Quando um crocodilo perde um dente, ele é rapidamente substituído. Os dentes do crocodilo-de-água-salgada são substituídos a cada três a seis meses.

Cerca de 100.000 crocodilos-de-água-salgada vivem em rios e pântanos costeiros, no mar aberto e na costa das ilhas do Território do Norte da Austrália. Eles também podem ser encontrados nas regiões de água doce e salobra do leste da Índia e sudeste da Ásia.

o menor crocodilo do mundo é o crocodilo-anão, que vive nas florestas tropicais e manguezais da África Ocidental e Central. Essa espécie raramente atinge mais de dois metros de comprimento e pesa cerca de 18 a 32 quilos.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Um crocodilo-de-água-salgada australiano

Mães gentis

Apesar da sua reputação, por serem poderosos e ferozes, os crocodilos têm um lado mais suave - as mães são gentis. Dependendo da espécie, as fêmeas podem botar de 10 a 100 ovos, de um a cinco meses após o acasalamento. Às vezes, elas os enterram em ninhos à beira de rios ou os colocam na areia. Crocodilos-de-água-salgada normalmente botam entre 50 e 60 ovos, que demoram cerca de 114 dias para serem chocados. 

As mães ficam perto de seus ovos, protegendo-os de predadores. Quando eles estão prontos para eclodir, os bebês emitem um som e a mãe começa a desenterrá-los para levá-los até a água. A mãe mantém os filhotes em segurança dentro de sua própria boca - dependendo da espécie, uma mãe crocodilo pode carregar até 19 filhotes na boca de uma só vez.

As mães e os filhotes "falam" um com o outro. Os bebês podem fazer sons que fazem com que suas mães corram até eles - e as mães também usam um som específico quando quer que eles venham até ela. O professor Nicolas Mathevon, da University of Lyon at St Étienne, na França, relatou uma mãe crocodilo furiosa e berrante que se lançou contra o seu barco quando ele reproduziu a gravação de uma chamada de socorro de um filhote e, ao desligar o alto-falante, a mãe interrompeu o ataque.

O tempo que os filhotes ficam com as mães depende da espécie. Já foi registrado que crocodilos-cubanos ficam com seus pais até os seis meses, enquanto os crocodilos-do-Nilo abandonam seus bebês com apenas algumas semanas de vida. 

Apenas alguns dos crocodilos chocados sobrevivem à idade adulta, acasalam e têm filhotes - no caso dos crocodilos-de-água-salgada, isso acontece apenas para cerca de 1% dos animais, que são considerados maduros aos 12 anos. Isso porque os filhotes de crocodilos são frequentemente comidos por caranguejos, peixes e répteis - como cobras, lagartos e outros crocodilos. No caso de crocodilos maiores, eles às vezes são atacados por grandes felinos, tubarões e cobras grandes, como anacondas.

A expectativa de vida de um crocodilo adulto depende da espécie. Crocodilos-de-água-salgada podem viver mais de 70 anos e o crocodilo-anão vive por volta de 40 a 50 anos.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Um filhote de crocodilo-de-água-salgada

Grandes predadores

Os crocodilos são um dos principais predadores em seu habitat. Eles são carnívoros e se alimentam de uma variedade de mamíferos vivos e mortos, pássaros, peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e insetos

Eles são frequentemente descritos como "caçadores de emboscada". Isso porque os crocodilos esperam que peixes ou animais terrestres se aproximem para, em seguida, sair correndo e atacar. E eles não se intimidam com o tamanho das presas - eles atacam até mesmo leões, gados e pessoas que invadem seu território. Os crocodilos-de-água-salgada também atacam grandes animais, como tubarões e, às vezes, pessoas.

Um animal, no entanto, é à prova de crocodilos - a tarambola egípcia, ou "ave-do-crocodilo" - que fica na boca dos crocodilos-do-Nilo e se alimenta dos restos de comida que fica dentro deles. Os crocodilos obviamente veem essa relação e o "fio dental" gratuito como algo muito importante e acabam por não comer a tarambola.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Protetores ambientais

Os crocodilos têm um papel importante no meio ambiente. Quando adultos, eles regulam as populações de outros animais - impendido que eles tenham uma superpopulação e degradem os ecossistemas. Os crocodilos também criam habitats para outros animais escavando e construindo ninhos. Durante a seca, a presença de crocodilos impede que animais terrestres usem e bebam os limitados suprimentos de água - isso protege a vida e os sistemas aquáticos.

Proteger e restaurar os habitats de crocodilos beneficia as pessoas ao criar fontes de água potável e peixes saudáveis.

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Ovos de crocodilo em uma atração turística no Território do Norte da Austrália

Eles estão ameaçados

Algumas espécies de crocodilos estão ameaçadas de extinção e são protegidas contra a exploração comercial em muitas partes do mundo. Isso ocorre porque, durante o século 20, a demanda por produtos com pele de crocodilo - principalmente bolsas e sapatos - fez com que os crocodilos, como o crocodilo-do-Orinoco, crocodilo-siamês e crocodilo-de-água-salgada, fossem caçados até a extinção.

Infelizmente, o status de "protegidos" não impede que os crocodilos do mundo todo sejam tratados cruelmente devido ao comércio de animais silvestres. Eles são caçados e mortos por suas peles e carne. Algumas espécies, como o crocodilo-de-água-salgada, o crocodilo-do-Nilo e o crocodilo-siamês, são criadas intensivamente em cativeiro por causa de suas peles e carne.

Os crocodilos também estão ameaçados de várias outras maneiras: pela perda de habitat, alterações climáticas e captura em redes de pesca. 

Woman posing with a leather crocodile skin handbag

Bolsa feita de couro de pele de crocodilo

Ajude a mudar essa realidade

Nós movemos o mundo para proteger os animais. Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas campanhas.