Algoa Bay i Sydafrika er udnævnt til Whale Heritage Site

Dia mundial do turismo: veja 5 formas de avistar animais selvagens de forma responsável

Blog

Por

Nestas férias, seja um turista responsável com os animais e não financie atrações que são cruéis com silvestres.

Quem ama os animais normalmente inclui em seus roteiros de viagens a visitação de locais que permitam algum tipo de interação com silvestres. Mas nem toda atração com animais selvagens é amiga dos animais.

Por isso, separamos cinco formas de avistar animais silvestres e possíveis destinos onde realizá-los no Brasil. 

1. Trilha terrestre

Como o próprio nome diz, neste formato você irá fazer alguma trilha no meio da natureza para (tentar) avistar animais silvestres.

O Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo, por exemplo, possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado e que não precisa de um guia). Alguns animais que podem ser avistados nas trilhas são: tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados, saguis, serpentes, entre outros.

Mico-leão-dourado em um galho de árvore, em meio à mata

Imagem: Palê Zuppani

Outra sugestão é a Trilha da Pirapitinga, em São Luís do Paraitinga (SP), que permite observar catetos, queixadas, antas, peixe-pirapitinga e aves como gavião-tesoura, gavião-carijó, sanã-vermelha, surucuá-dourado e japu.

Atenção: ao fazer alguma trilha, não alimente os animais silvestres! Se o seu principal objetivo é avistar animais, o ideal é fazer a trilha em silêncio para aumentar as chances de observação. Fazer pausas durante a trilha também é uma boa forma de perceber sons e movimentos na mata para procurar por algum animal que possa estar escondido. 

2. Mirante

A estrutura alta, na copa das árvores, dos mirantes faz deles uma ótima opção para quem quer observar aves.

Na cidade de Jardim (MS), a menos de uma hora de distância de Bonito, um bom destino é o Mirante Buraco das Araras. Uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, o local é também um santuário de araras-vermelhas

Mico-leão-dourado em um galho de árvore, em meio à mata

Imagem: www.buracodasararas.com.br

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, no Rio de Janeiro, também é uma opção para quem quer avistar aves, anfíbios, répteis e mamíferos. O Parque contém mais de 50 espécies de aves que podem ser observadas, como tiê-sangue, martim-pescador-grande, sabiá-laranjeira e  trinca-ferro, mais de 30 de anfíbios e 20 espécies de répteis. 

Lembre-se de levar um binóculos para ajudar no avistamento! 

3. Barco

Para quem ver animais marinhos, como baleias, golfinhos, tartarugas e peixe-boi, o avistamento por navegação embarcada pode ser uma ótima opção.

Um passeio que pode ser feito é na APA Barra do Mamanguape, em Pernambuco, para ver peixes-boi e tartarugas-marinha. Outro é em Ilhabela, em São Paulo, para avistar golfinhos e baleias. 

Mico-leão-dourado em um galho de árvore, em meio à mata

Neste formato de passeio, é importante ficar atento se ele respeita algumas regras, como: 

  • Não perseguir os animais com a embarcação;
  • Manter o motor no ponto neutro durante o avistamento; 
  • E não ultrapassar a distância adequada para observação, que é de 100 metros. 

4. Safari

Apesar de ser mais conhecido em países como a África, no Brasil também é possível participar de safaris para avistar animais selvagens. Para viver essa experiência única, inclua na sua lista de destinos o Pantanal (MS) e o Jalapão. 

Mas atenção: contrate agências e prestadores que respeitam a vida silvestre. Ou seja, que não perseguem os animais nem usam alimentos para atrair o animal. 

Para te ajudar, conte com a nossa lista de agências comprometidas com o bem-estar animal.

5. Projetos ecológicos

Por último, sugerimos visitar projetos ecológicos, como a Associação Mico-Leão-Dourado (RJ) e o Instituto Arara-Azul (MS). 

Mico-leão-dourado em um galho de árvore, em meio à mata

Mas, antes de reservar, alguns pontos para ficar atento é se o local permite interação direta com os animais, como tirar selfies com os animais ou usar alimentos para atraí-los. Esse contato, além de deixar os animais estressados e condicioná-los à interação com os turistas, aumenta o risco de transmissão de doenças zoonóticas, como a covid-19.

Seja um turista amigo dos animais

Independentemente de com quem você organize sua viagem de férias, é possível proteger os animais mantendo-se informado e ficando atento às condições de bem-estar encontradas em destinos turísticos.

Tome boas decisões em nome dos animais, basta seguir estes passos simples:

1) Informe-se: investigue os lugares que irá visitar. Se o passeio envolve animais, como eles são tratados e de onde vêm?

2) Pergunte: confirme se o seu guia turístico ou agente de viagem seguem políticas de bem-estar animal. Pergunte aos seus amigos e familiares sobre a experiência que tiveram.

3) Pense antes de comprar: sempre leve em conta que mesmo os souvenires de origem animal produzidos localmente podem estar, na realidade, aumentando a demanda pelo comércio ilegal de vida silvestre.

Baixe o nosso guia completo para se tornar um turista amigo dos animais e tomar decisões positivas para a vida silvestre em sua próxima viagem.

Baixar guia