
Dicas para um voto consciente
Preparamos uma série de dicas para te ajudar a escolher o candidato ideal e votar de forma responsável nessas eleições
2. Defina seus valores e causas prioritárias
Para um voto consciente e responsável, primeiro é preciso que cada eleitor defina quais valores e causas consideram mais importantes. A Proteção Animal Mundial estimula que os brasileiros considerem a importância de o Brasil ter nas instâncias legislativa e executiva representantes que, além de primarem pela honestidade, transparência e respeito, tenham comprometimento com causas ambientais e animais. É extremamente necessário que temas como proteção e bem-estar dos animais, conservação dos biomas, responsabilidade ambiental, entre outros, sejam debatidos e endereçados de forma urgente. E é elegendo candidatos comprometidos com esses temas que conseguiremos avançar.
3. Pesquise sobre as propostas dos seus candidatos
É de grande importância que você entenda as propostas dos candidatos para poder fazer a melhor escolha. Além de acessar as redes sociais e sites oficiais dos candidatos, recomendamos as ferramentas a seguir, principalmente se você pretende votar em candidatos que defendem causas ambientais ou dos animais:
- Farol Verde
Ferramenta para o exercício da cidadania, construída e apoiada por dezenas de organizações e redes da sociedade civil brasileira, com o propósito de fortalecer a nossa Democracia ao oferecer ao eleitorado nacional informações e dados sistematizados e atualizados sobre a “adesão” e o “potencial” comprometimento de candidaturas à Câmara Federal e ao Senado com relação às pautas de Mudanças Climáticas, Sustentabilidade Ambiental e Direitos Socioambientais nessas eleições de 2022. https://farolverde.org.br/
- #VotePorMim
Resultado da participação do Fauna News no programa Acelerando a Transformação Digital, desenvolvido pela Meta, pelo International Center for Journalists (ICFJ) e pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), é uma ferramenta que permite ao eleitor pesquisar o que os candidatos à Presidência da República e os mais bem classificados candidatos aos governos dos estados e do Distrito Federal, de acordo com pesquisas de intenção de voto, estão propondo para a gestão e a conservação da fauna.
https://votepormim.com.br/
4. Pesquise o passado e os aliados dos candidatos
Além de conhecer as propostas dos candidatos, é primordial verificar o passado político e pessoal deles. Avalie os mandatos anteriores (se for o caso), pesquise sobre seu possível envolvimento com casos de corrupção, se foi ativo na execução de seu cargo e se cumpriu ao menos uma boa parte das promessas de campanhas anteriores. E não esqueça de avaliar o passado pessoal dele: tem uma postura ética? Foi condenado em algum processo criminal ou cível? Como se relaciona com a sociedade?
Também é importante avaliar o partido, correligionários e doadores de campanha dos candidatos. Desta forma, você consegue entender melhor quais os interesses com os quais ele se associa e que nem sempre aparecem em suas propostas.
Além de fazer buscas na internet, sempre priorizando fontes com credibilidade, as ferramentas a seguir podem ajudar nessa pesquisa:
Órgão máximo da Justiça Eleitoral, exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira e oferece informações sobre prestação de contas de candidatos e partidos.
www.tse.jus.br
Organização Não-Governamental que tem como missão promover a transparência e o controle social do poder público, contribuindo para a integridade e o aperfeiçoamento das instituições, das políticas públicas e do processo democrático.
www.transparencia.org.br
5. Atente para as notícias falsas
Também é importante ficar alerta sobre notícias falsas (as fake news) e as chamadas pós-verdades. Aqui tem um conteúdo bastante esclarecedor sobre o assunto. Antes de compartilhar um conteúdo (como notícia, vídeo, imagem), atente para alguns cuidados:
- Avalie a fonte da informação e verifique outros conteúdos publicados por ela;
- Vá além do título, muitos conteúdos usam manchetes que não refletem a íntegra do material;
- Verifique se outras fontes publicaram material semelhante;
- Confira a data de publicação, é importante entender o contexto no qual o conteúdo está inserido;
- Perceba se não se trata de uma sátira;
- Cheque a veracidade da informação por meio de ferramentas de combate à desinformação, como Rede Nacional de Combate à Desinformação e Agência Lupa.
Agora que você sabe tudo o que precisa para votar de forma consciente e responsável, não se esqueça de considerar candidatos que apoiam a causa ambiental e dos animais!
E bom voto!