Urna eletrônica

Dicas para um voto consciente

Blog

Por

Preparamos uma série de dicas para te ajudar a escolher o candidato ideal e votar de forma responsável nessas eleições

Há poucos dias das eleições, muitos brasileiros ainda não definiram seus votos ou ainda buscam candidatos que representem valores ou causas com as quais se identificam. E encontrar o candidato ideal é uma tarefa que demanda consciência, responsabilidade e pesquisa. 

Por isso, a Proteção Animal Mundial preparou algumas dicas simples que vão te ajudar a escolher o candidato ideal. Confira:  

1. Entenda as atribuições de cada cargo 

Consultamos o site da Agência Brasil e fizemos um resumo das atribuições dos cargos eletivos que serão disputados nas eleições de 2022. Confira: 

Chefe do Poder Executivo e com mandato de 4 anos (podendo ser reeleito), cabe ao presidente da República dirigir as políticas internas e externas do país, nomear ministros para atuar em suas áreas específicas, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas no Congresso Nacional, além de enviar ao Congresso projetos de lei. Cabe também ao presidente da República a prerrogativa de vetar um projeto de lei aprovado no Congresso. Aqui você encontra mais informações sobre o papel do presidente da República.

Com mandato de 4 anos e podendo ser reeleito, o governador é o chefe do Executivo estadual. Cabe ao governador administrar o estado com o apoio da Assembleia Legislativa (Câmara Legislativa no caso do Distrito Federal) e representar o estado, além de propor leis estaduais, sancionar ou vetar leis aprovadas nas assembleias legislativas e gerir as finanças do estado.  São responsáveis pela administração direta de áreas como segurança pública, saúde, transporte e educação. Além da relação com o Executivo nacional devido à necessidade de financiamento e de políticas públicas, também é importante ter relação com prefeitos municipais, de forma a entender as necessidades gerais do estado. Saiba mais sobre as funções do governador.

Cada unidade federativa (estados e Distrito Federal) conta com 3 senadores como representantes no Senado, com um mandato de 8 anos e possibilidade de reeleição. Em 2022, um senador de cada estado terá seu mandato terminado e em 2026 será a vez dos outros dois representantes. Junto com a Câmara dos Deputados, o Senado forma o Congresso Nacional, que é responsável por legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo. Uma das principais atividades dos senadores é discutir e votar propostas referentes a educação, saúde, transporte e habitação, entre outras. Também fiscalizam o uso dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos pelos Poderes da União. Uma outra atividade de grande importância do Senado é o julgamento de processos contra presidentes da República ou ministros de estado. Aqui você encontra mais informações sobre as atividades dos senadores.

Cada estado conta com um número específico de deputados federais, de acordo com o tamanho de sua população. Além de atividades similares às dos senadores, como discutir e votar propostas referentes às áreas econômicas e sociais, fiscalizar o uso dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos, e discutir e votar o Orçamento da União, cabe ao deputado federal propor novas leis, alterações ou revogação de leis existentes. Também cabe aos deputados federais a autorização de abertura de processo contra presidentes da República e ministros de Estado. Confira os detalhes das atividades dos deputados federais.

Responsáveis pela elaboração e aprovação de leis relacionadas ao território estadual, contam com mandato de 4 anos e formam as assembleias legislativas. O número de deputados estaduais eleitos varia de acordo com a quantidade de eleitores de cada estado e sua representação na Câmara dos Deputados. Suas principais atribuições são: apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, votar projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador, além de fiscalizar as ações contábeis e financeiras do estado. Veja mais detalhes das atividades dos deputados estaduais.

Pantanal Jaguar

2. Defina seus valores e causas prioritárias 

Para um voto consciente e responsável, primeiro é preciso que cada eleitor defina quais valores e causas consideram mais importantes. A Proteção Animal Mundial estimula que os brasileiros considerem a importância de o Brasil ter nas instâncias legislativa e executiva representantes que, além de primarem pela honestidade, transparência e respeito, tenham comprometimento com causas ambientais e animais. É extremamente necessário que temas como proteção e bem-estar dos animais, conservação dos biomas, responsabilidade ambiental, entre outros, sejam debatidos e endereçados de forma urgente. E é elegendo candidatos comprometidos com esses temas que conseguiremos avançar. 

3. Pesquise sobre as propostas dos seus candidatos 

É de grande importância que você entenda as propostas dos candidatos para poder fazer a melhor escolha. Além de acessar as redes sociais e sites oficiais dos candidatos, recomendamos as ferramentas a seguir, principalmente se você pretende votar em candidatos que defendem causas ambientais ou dos animais: 

  • Farol Verde 

Ferramenta para o exercício da cidadania, construída e apoiada por dezenas de organizações e redes da sociedade civil brasileira, com o propósito de fortalecer a nossa Democracia ao oferecer ao eleitorado nacional informações e dados sistematizados e atualizados sobre a “adesão” e o “potencial” comprometimento de candidaturas à Câmara Federal e ao Senado com relação às pautas de Mudanças Climáticas, Sustentabilidade Ambiental e Direitos Socioambientais nessas eleições de 2022. https://farolverde.org.br/ 

  • #VotePorMim 

Resultado da participação do Fauna News no programa Acelerando a Transformação Digital, desenvolvido pela Meta, pelo International Center for Journalists (ICFJ) e pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), é uma ferramenta que permite ao eleitor pesquisar o que os candidatos à Presidência da República e os mais bem classificados candidatos aos governos dos estados e do Distrito Federal, de acordo com pesquisas de intenção de voto, estão propondo para a gestão e a conservação da fauna. 
https://votepormim.com.br/  

Pantanal Jaguar

4. Pesquise o passado e os aliados dos candidatos 

Além de conhecer as propostas dos candidatos, é primordial verificar o passado político e pessoal deles. Avalie os mandatos anteriores (se for o caso), pesquise sobre seu possível envolvimento com casos de corrupção, se foi ativo na execução de seu cargo e se cumpriu ao menos uma boa parte das promessas de campanhas anteriores. E não esqueça de avaliar o passado pessoal dele: tem uma postura ética? Foi condenado em algum processo criminal ou cível? Como se relaciona com a sociedade?  

Também é importante avaliar o partido, correligionários e doadores de campanha dos candidatos. Desta forma, você consegue entender melhor quais os interesses com os quais ele se associa e que nem sempre aparecem em suas propostas. 

Além de fazer buscas na internet, sempre priorizando fontes com credibilidade, as ferramentas a seguir podem ajudar nessa pesquisa: 

Órgão máximo da Justiça Eleitoral, exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira e oferece informações sobre prestação de contas de candidatos e partidos.
www.tse.jus.br

Organização Não-Governamental que tem como missão promover a transparência e o controle social do poder público, contribuindo para a integridade e o aperfeiçoamento das instituições, das políticas públicas e do processo democrático.
www.transparencia.org.br

5. Atente para as notícias falsas 

Também é importante ficar alerta sobre notícias falsas (as fake news) e as chamadas pós-verdades. Aqui tem um conteúdo bastante esclarecedor sobre o assunto. Antes de compartilhar um conteúdo (como notícia, vídeo, imagem), atente para alguns cuidados: 

  • Avalie a fonte da informação e verifique outros conteúdos publicados por ela; 
  • Vá além do título, muitos conteúdos usam manchetes que não refletem a íntegra do material; 
  • Verifique se outras fontes publicaram material semelhante; 
  • Confira a data de publicação, é importante entender o contexto no qual o conteúdo está inserido; 
  • Perceba se não se trata de uma sátira; 
  • Cheque a veracidade da informação por meio de ferramentas de combate à desinformação, como Rede Nacional de Combate à Desinformação e Agência Lupa.  

Agora que você sabe tudo o que precisa para votar de forma consciente e responsável, não se esqueça de considerar candidatos que apoiam a causa ambiental e dos animais! 

E bom voto!